Redes do setor de Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar representam a maior parte do mercado de franquias no Estado de Minas Gerais. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referentes aos três primeiros meses de 2019 apontam que as redes de alimentação representam 23,4% do setor, enquanto que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar aparece em segundo lugar com 20,4%.
Em geral, as franquias do estado de Minas faturaram no primeiro trimestre deste ano R$ 3,1 bilhões, crescimento equivalente a 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com esse cenário, diversos segmentos do franchising têm se interessado em expandir suas marcas para a região. Segundo ABF, até março foram abertas 7.365 unidades no estado.
“O estado tem grande potencial de consumo e está em franca expansão, além de ser também um celeiro de novas redes no franchising”, afirma Danyelle Van Straten, diretora regional da ABF de Minas e sócia diretora da Depyl Action, franquia especializada em depilação e cuidados com o pelo com sede em Belo Horizonte.
Conheça franquias interessadas em investir no triangulo mineiro:
Com sede em Uberlândia, a GOU Odonto busca ampliar sua atuação por toda a região do Triângulo Mineiro, onde já possui unidade em Araguari. Criada em 2010, a franquia, especializada em tratamentos ortodônticos e clareamentos dentais, lança um novo modelo de franquia: a adesão de marca. Destinada para dentistas que já possuem consultório, o formato permite ao profissional usar a marca da GOU Odonto e ter acesso ao suporte administrativo, incluindo departamentos como marketing, RH e consultoria sob responsabilidade da franqueadora. O valor de investimento inicial nesse modelo é de R$ 10 mil, mais o valor correspondente a mudança de fachada. O prazo médio de retorno é de 3 a 4 meses.
A Dom Sebastião é uma rede pizzarias que nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, e pretende levar para o Triângulo Mineiro a alta gastronomia. Tendo como carro chefe pizzas de ingredientes e sabores refinados, a empresa entrou para o franchising em 2017 e oferece três modelos de negócio.
Com opções de quiosque, lojas de shopping e rua, uma unidade Dom Sebastião pode oferecer, além das pizzas, pratos quentes para almoço e sobremesas. Com o objeto de abrir cinco novas unidades até o fim do ano, a marca tem, atualmente, sete unidades, sendo cinco em Cuiabá e duas em São Paulo.
O investimento inicial é a partir de R$ 270 mil. Com faturamento de R$ 100 mil, em média, a lucratividade estimada é de 11%, com prazo de retorno em 24 meses.
Uberlândia é o foco da expansão da Liz Soluções & Conforto, que busca novos franqueados em cidades com mais e 400 mil habitantes. Desde 2012 no segmento de franchising, a Liz Lingerie é uma rede de franquias de peças íntimas focada no conforto e solução da mulher. O negócio é o braço de varejo da CRM Indústria, fábrica que produz sutiãs e calcinhas desde 1989 e exporta para mais de 25 países. A marca possui um único modelo de negócio destinado a shopping center, com investimento de R$ 397 mil, que inclui taxa de franquia, capital de giro e adequação de espaço. Atualmente, a rede possui 32 unidades abertas em 14 estados brasileiros e uma loja em Santiago, capital do Chile.
A Temaki Fry é uma rede de franquias de culinária japonesa que está focada em abrir uma unidade em Minas Gerais. Com 12 unidades em operação espalhadas por São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, o negócio oferece um mix de produtos variados para os clientes. São mais de 30 tipos de temaki, dos clássicos de salmão, atum ou peixe branco, aos mais elaborados, com polvo, hot roll e amêndoas. Com ambiente casual, o restaurante é conhecido pela atividade noturna.
A franquia faturou, em 2018, cerca de R$ 12 milhões. O valor de investimento inicial é de R$ 250 mil, e um prazo médio de retorno entre 24 e 36 meses. O lucro da unidade varia entre 12% e 15%.
Com unidade em operação em Uberlândia, a Ótris Soluções Financeiras quer abrir novas operações em outras cidades do Triângulo Mineiro. Fundada em 2010 na cidade de Campinas, a rede atua com a recuperação de créditos, especializada no mercado Pequenas e Médias Empresas (PME). Desde sua fundação, o grupo Ótris já recuperou aproximadamente R$ 5 milhões para empresas de todo país. A franquia entrou para o franchising em 2017 e possui unidades de baixo investimento, como a nanofranquia, com investimento inicial de R$ 10 mil, e modelos mais robustos, como o padrão que exigem investimento de R$ 120 mil para começar o negócio.
Com unidades em Araguari e Araxá, a Emagrecentro busca novos franqueados na região. Fundada em 1987 e com atuação no franchising desde 1994, a Emagrecentro é uma rede de franquias de emagrecimento, que conta com a dieta 4F, criada e patenteada pelo CEO da rede, Edson Ramuth. A marca atendeu mais de 1 milhão de clientes com tratamentos para queima de gordura localizada, celulite e flacidez. A rede possui mais de 140 unidades espalhadas por todo o país. O valor de investimento inicial é de R$ 80 mil, com prazo médio de retorno de 6 a 12 meses e faturamento médio de R$ 50 mil por mês.
Fundada em 1997, em Maceió, capital do Alagoas, a Top English é uma rede de franquias de escolas de inglês que se notabilizou por uma metodologia de ensino diferenciada. Ao invés do aluno ir até a escola, os professores vão fisicamente até a residência do aluno, adaptando-se assim a sua rotina e sua disponibilidade de horário. Além disso, os alunos praticam a conversação do início ao fim. A empresa entrou para o franchising em 2011, e atualmente possui 39 unidades. Devido ao alto PIB da região, o Triângulo Mineiro é um dos focos de expansão da marca, na qual planeja abrir três unidades: uma com atendimento em Uberlândia e Frutal, outra com atendimento em Uberaba e Frutal, e a terceira com suporte nas cidades de Patos, Araxá e Patrocínio. O investimento inicial para uma franquia da Top English é de R$ 35 mil, a previsão média de retorno é de 18 meses e o faturamento médio é de R$ 20 mil.
A UPVET é uma rede de farmácia de manipulação veterinária que trabalha com formas alternativas de medicar os animais, como biscoitos veganos, sopas e bases tópicas. No franchising desde 2010, a rede pretende abrir novas franquias em cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes. A marca possui dois modelos de negócio: farmácia de manipulação e quiosque de acessórios e cosméticos para pets (UPVET Store). A franquia possui 20 unidades UPVET Manipulação Veterinária, e a primeira UPVET Store foi inaugurada no inicio de 2019 no Shopping Maringá Park, em Maringá, cidade em que a rede nasceu.
Com a agregação do novo modelo, além do mercado PetVet, que representa 7,7% do mercado pet nacional, a UPVET atuará também com o mercado PetCare, responsável por 7,9% do mercado nacional, de acordo com a Abinpet-2018. O valor de investimento total parte de R$180 mil e pode chegar a R$300 mil no modelo UPVET Manipulação Farmacêutica, com tempo médio de retorno que varia entre 24 e 36 meses, e um faturamento médio mensal de R$40 mil a R$90 mil. Para o modelo de quiosque, o investimento total é de R$ 60 mil, com faturamento médio de R$10 mil a R$15 mil mensal e retorno em até 36 meses.
Com oito operações em Minas Gerais, sendo cinco na capital mineira – onde fica a sede da rede, a Depyl Action tem direcionado expansão para as cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Ipatinga, Divinópolis, Sete Lagoas, Contagem e Betim. Especialista em depilação e cuidados com o pelo, a rede tem 112 unidades no Brasil e na Venezuela. A franquia oferece depilação com cera morna e à laser, luz pulsada, design de sobrancelhas, extensão de cílios e coloração de cílios e da região íntima e aparo de pelos. O investimento mínimo em cada loja é de R$ 340 mil, com lucratividade que varia entre 10 e 15% do faturamento. O prazo de retorno do investimento vai de 24 a 48 meses.
Fundada em 2011, em São Paulo, e com três unidades no estado de Minas Gerais, a Atitude Point é uma rede especializada na venda de óculos de sol e armações que trabalha para abrir novas operações nas cidades com mais de 100 mil habitantes. A rede comercializa óculos das marcas Atitude Eyewear, Speedo Eyewear e Bulget Occhiali, e entrou para o franchising em 2015. Atualmente, com mais de 50 unidades, a rede inclui no plano de expansão abrir pontos em metrôs e aeroportos. Os óculos da marca possuem preços que vão de R$ 99 a R$ 269. Para ser um franqueado, é preciso investir a partir de R$ 120 mil, com prazo médio de retorno de 18 meses. O faturamento é de R$ 45 mil, por mês, com lucratividade de 16%.
A Urban Arts é a primeira rede de galerias de arte do país e já tem uma unidade em Belo Horizonte. Fundada em 2009 pelo sobrinho do empresário Abílio Diniz, André Diniz, a marca entrou para o franchising em 2012 com a chegada do sócio Gustavo Guedes. Desde lá, a rede cresceu e tem hoje 23 unidades espalhadas por 13 estados, com três unidades próprias. A marca busca franqueados em Uberlândia e Juiz de Fora. Para ser parte da Urban Arts, é necessário investir a partir de R$300 mil. A previsão de retorno fica em torno de 12 a 36 meses, com faturamento médio mensal de R$110 mil. A rede pretende chegar até o fim de 2019 com R$45 milhões em faturamento e 32 galerias.
Lançado em 2017, o Ceofood é um aplicativo de delivery focado em pequenas cidades de Minas Gerais e também regiões de periferia em municípios de médio e grande porte. A marca opera por meio de franquias. Na prática, o franqueado atua com a prospecção de restaurantes e outros estabelecimentos para o aplicativo. O lucro vem dos valores mensalmente pagos pelos comerciantes. Além disso, o aplicativo conta com funcionalidades voltadas para pequenos negócios e varejistas. São 105 unidades em operação atualmente. O objetivo da empresa é chegar ao fim de 2019 com 300 operações, parte delas no estado de Minas Gerais. O valor de investimento parte de R$7.990 com tempo de retorno previsto para dez meses.
Franquia de Consultoria e Gestão Empresarial com 11 unidades, nos estado de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte, a Consulting Now quer levar a expertise do Grupo InterMaster, com 25 anos de mercado, para o Triângulo Mineiro. O Grupo já colaborou para o desempenho positivo de mais de 170 empresas, dos segmentos de indústria, comércio e serviço. A consultoria atua na implantação de procedimentos que levam a melhor lucratividade, aumento de vendas, redução de custos, dentre outras ações. No mercado de franchising desde 2017, a rede estabeleceu como foco de expansão regiões que reúnam a partir de 200 mil habitantes. Para ser um franqueado, o interessado deve desembolsar a partir de R$ 49 mil (investimento inicial). Com faturamento médio, mensal, de R$ 45 mil, o prazo de retorno é estimado em oito meses.
O Triângulo Mineiro é importante criador de aves e de gado, além de produtor de leite. A Nutrimais, a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal, atua nesse segmento da economia e quer abrir unidades na região. Fundada em 2012, a empresa conta com 300 franqueados em diversas partes do Brasil. A rede comercializa suplementos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. Com modelos de microfranquia em home based, a vantagem de se tornar um franqueado é o baixo valor de investimento inicial, que é de R$ 35 mil e já inclui uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo médio de retorno é a partir de seis meses e cada unidade possui um faturamento médio de R$ 20 mil.