Modelo home based aumenta interesse por fonte de renda extra

Investir em uma franquia é uma opção considerada segura para quem deseja abrir o próprio negócio. Em 2021, o setor de franchising faturou R$ 185 bilhões, com mais de 170 mil unidades de franquias espalhadas pelo país.

São diversos modelos de negócio, desde dark kitchen, especializadas em delivery, lojas de rua e shopping, que permitem a compra física, e home based, que permitem que a pessoa trabalhe dentro de casa. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as unidades de home based cresceram mais de 4% em um ano, correspondendo a 14,8% de todas as unidades do país.

Além disso, são diversos setores de atuação, desde alimentação, serviços e educação. As franquias de serviços educacionais, por exemplo, faturaram mais de R$ 11 bilhões em 2021, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior também segundo a ABF.

Em uma combinação promissora, as franquias home based de educação estão sendo uma ótima opção para quem deseja investir em uma franquia como renda extra. É o caso da Top English, escola de inglês com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. “Por ser home based os custos operacionais fixos são extremamente baixos, já que não tem aluguel, funcionários e taxas inerentes a operação física de uma escola”, explica Dilson Kossoski, CEO e fundador da Top English.

Segundo a ABF, o perfil de franqueados que procura franquia como renda extra corresponde a quase 17% do número total de franqueados no país. São pessoas que já têm uma colocação no mercado de trabalho e que buscam uma forma de complementar a renda, ou que desenvolvem um trabalho freela ou meio período, pessoas que já estão aposentadas.

Possibilitando trabalhar de casa, sem ter um ponto de operação, o modelo permite ser administrada em horários flexíveis. “O franqueado pode manter o emprego atual e esperar os meses de retorno da franquia e expandir sua atuação na região. Isso permite um ganho maior de renda e o franqueado decidir ou não se continua com o emprego tradicional ou se mantém as duas frentes”, completa Dilson.