Franquias que rendem por ano mais que Tesouro Direto

Nos últimos anos, os trabalhadores brasileiros passaram a procurar outras formas de investir rendimentos. O Tesouro Direto, como é chamado o programa do governo de negociação de títulos públicos, atingiu a marca de 900 mil investidores ativos e ultrapassou R$ 1 bilhão em vendas líquidas em abril, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional.

Pela rentabilidade maior no longo prazo, em comparação com a poupança (mesmo com cobrança de IR de, no mínimo, 15% sobre o valor ganho), mais e mais contribuintes têm aderido ao Tesouro Direto. Existe, entretanto, outra forma de investir capital, com uma taxa de lucro maior e, dependendo do esforço, em menos tempo.

Felippi Viegas, por exemplo, associou a necessidade de investir com o sonho de ter o próprio negócio. Para diminuir o medo de falência e das incertezas de começar uma empresa do zero, ele decidiu buscar uma franquia de restaurantes de comida asiática.

Formado em administração pelo Ibmec – RJ, ele iniciou em junho de 2018 uma unidade da Temaki Fry. Já no segundo mês, Felippi conseguiu fechar no azul e obteve lucro de 14%.

“Hoje temos um faturamento bruto mensal dentro do esperado pela empresa, em menos de um ano de ação”, lembra.

A Temaki Fry tem investimento inicial de R$ 250 mil. O franqueado, segundo dados da empresa, terá o retorno do investimento entre 24 a 36 meses. Conseguindo vender o esperado, o franqueado chegará a um valor de R$ 100 mil de faturamento, com 12% de lucro. Em um ano, o franqueado terá acumulado R$ 144 mil, mais da metade do que ele investiu.

No caso de Felippi, se tivesse investido no Tesouro Direto, ele teria, em um ano, 9% de rendimento, um total R$ 22,5 mil de lucro.

Crédito

Silvio Ribeiro Bento, 38 anos, de Jundiaí, no interior de São Paulo, iniciou com a Vazoli, franquia do setor de crédito, no final de 2016. “Em dois anos e meio de franquia, só não tenho mais funcionários por falta de espaço”, conta.

Com investimento total inicial entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, a Vazoli estipula o prazo de retorno do investimento entre 8 e 15 meses. Com faturamento médio de R$ 150 a R$ 200 mil, o lucro para o investidor é de 12%.

Baseando nos dados da Vazoli, um franqueado que atinge 150 mil de faturamento, conseguiria R$ 18 mil mensais. Num prazo de dois anos, teria o equivalente a R$ 432 mil. Os mesmos R$ 70 mil de investimento total aplicados a um CDB de 12% ao ano, pagaria, em dois anos, R$ 86,8 mil.

Em oito meses, Silvio recuperou o investimento inicial e hoje tem lucros esperados pela franquia. “Cada produto tem uma taxa de retorno para o franqueado. Minha estratégia é focar nos produtos que mais vendem, mesmo que o lucro fique menor para mim.”

Desafios

O valor de faturamento estabelecido pela empresa considera que o franqueado conseguirá se adaptar rapidamente ao negócio. Lidar com funcionários, oscilações de mercado – incluindo temperatura, envolvimento direto com o negócio exigido por algumas redes, o início difícil para angariar clientes e fluxo de caixa baixo são alguns dos empecilhos.

Entretanto, diferentemente do Tesouro, ou dos CDBs e dos LCAs, não há limite para o ganho possível. Um franqueado pode ter lucro maior do que o previsto pela franquia, e por mais tempo. Tudo depende do quanto ele conhece o produto, da dedicação à área escolhida.

Veja abaixo outras franquias que rendem mais do que o Tesouro Direto (considerando um ano):

SuperSeg Brasil (sede Campinas/SP)

A SuperSeg Brasil é uma franquia especializada em segurança eletrônica. Faz parte de um grupo de empresas que atua no ramo desde 2010. A marca entrou para o franchising em 2016 e atingiu em 2017 faturamento de R$ 12 milhões.

Nascida em Campinas, no interior de São Paulo, a rede conta atualmente com 17 operações distribuídas por três estados: além de São Paulo, tem lojas no Rio de Janeiro e no Paraná. A marca direciona expansão para cidades com mais de cem mil habitantes e tem meta de chegar a 50 unidades franqueadas até o fim de 2019.

O investimento total para ter uma loja da SuperSeg varia de R$ 70 mil a R$ 140 mil, dependendo do tamanho da loja, com prazo médio de retorno de 18 meses e lucratividade entre 20 e 25%.

  • R$ 70 mil para retorno em 18 meses = Lucro de R$ 4 mil ao mês; faturamento de R$ 20 mil.
  • R$ 70 mil no Tesouro Direto em 18 meses a 13,5% = R$ 79.450
  • R$ 46,5 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 20% de lucro para o franqueado: R$ 9,3 mil. Esse valor em 18 meses: R$ 167,4 mil. + R$ 87.950 de diferença.

Upvet (sede Maringá/SP)

A UpVet é uma rede de farmácia de manipulação veterinária que trabalha como produtos alopáticos, homeopáticos, florais e uma linha exclusiva de shampoos, perfumes e difusores. No franchising desde 2010, a rede, que nasceu em Maringá, no Paraná, possui 18 unidades espalhas pelo país. O Estado de Minas Gerais é um dos focos de expansão da empresa, que conta com uma unidade na cidade de Belo Horizonte. Interessados em aderir ao negócio investem a partir de R$180 mil com tempo de retorno desde investimento estipulado em 18 meses e um faturamento médio a partir de R$40 mil ao mês.

  • R$ 180 mil para retorno em 36 meses = Lucro de R$ 15 mil ao mês; faturamento de R$ 75 mil.
  • R$ 180 mil no Tesouro Direto em 36 meses a 27% = R$ 228.600 mil
  • R$ 40 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 20% de lucro para o franqueado: R$ 8 mil. Esse valor em 36 meses: R$ 288 mil. + R$ 60 mil de diferença.

Dr. Infiltração (sede Tubarão/SC)

No franchising desde junho de 2017, a franquia Dr. Infiltração pretende faturar 2019 R$ 4,5 milhões. A rede tem hoje 21 unidades franqueadas, em nove estados. 

A empresa trabalha com tecnologia própria na impermeabilização com borracha líquida, blindagem antes da pintura, limpeza de limo, proteção de móveis contra fungo e bolor, além da fórmula com nano partículas à base de sílica que age em paredes atingidas pela umidade. A partir de pequenos pontos abertos na parede com problema, um equipamento de pressão injeta a fórmula química na construção de alvenaria e um infravermelho, usado na secagem, cristaliza o produto injetado e impede a passagem de umidade.

A meta da franquia é abrir outras 50 unidades franqueadas no próximo ano. O investimento inicial é de R$ 35 mil, com prazo de retorno de 6 a 12 meses. Lucratividade de 40%.

  • R$ 35 mil para retorno em 12 meses = Lucro de R$ 3 mil ao mês; faturamento de R$ 7.300.
  • R$ 35 mil no Tesouro Direto em 12 meses a 9% = R$ 38.150
  • R$ 15 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 40% de lucro para o franqueado: R$ 6 mil. Esse valor em um ano: R$ 72 mil. + R$ 33.850 de diferença.

Liz Lingerie (São Paulo)

Desde 2012 no segmento de franchising, a Liz Soluções & Conforto, conhecida como Liz Lingerie, é uma rede de franquias de peças íntimas focada no conforto e solução da mulher. O negócio é o braço de varejo da CRM Indústria, fábrica que produz sutiãs e calcinhas desde 1989 e exporta para mais de 25 países. A marca possui um único modelo de negócio destinado a shopping center com investimento de R$ 397 mil, que inclui taxa de franquia, capital de giro e adequação de espaço. Atualmente, a rede possui 32 unidades abertas em 14 estados brasileiros e uma loja em Santiago, capital do Chile. 

  • R$ 397 mil para retorno em 36 meses = Lucro de R$ 11 mil ao mês; faturamento de R$ 92 mil.
  • R$ 397 mil no Tesouro Direto em 18 meses a 27% = R$ 504,19 mil
  • R$ 120 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 12% de lucro para o franqueado: R$ 14,5 mil. Esse valor em 36 meses: R$ 522 mil. + R$ 17,8 mil de diferença.

Ceofood (sede São José do Rio Preto/SP)

Lançada em março de 2018, a Ceofood é uma franquia de aplicativo de entrega gastronômico focada em periferias e cidades do interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. O lucro vem dos valores mensalmente pagos pelos restaurantes. Com modelos exclusivamente em home based, a franquia é ideal  para aqueles que buscam uma maior versatilidade de horários e qualidade de vida. O investimento inicial é de R$ 4.990, com prazo de retorno de seis a dez meses e lucratividade de 50%.

  • R$ 4.990 para retorno em 10 meses = Lucro de R$ 500 ao mês; faturamento de R$ 1 mil.
  • R$ 4.990 no Tesouro Direto em 10 meses a 7,5% = R$ 5,4 mil
  • R$ 4,5 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 50% de lucro para o franqueado: R$ 2.250. Esse valor em dez meses: R$ 22,5 mil. + R$ 17.100 de diferença.

Mil e Uma Sapatilhas (sede São Paulo)

Criada em 2015 em São Paulo, a Mil e Uma Sapatilhas é um negócio especializado no comércio de sapatilhas a preço acessível. Com produtos voltados para as classes B, C e D, os calçados custam entre R$ 35 a R$ 75. Além de atuar no ramo do varejo, a marca  trabalha com consultoras que revendem os produtos em casa. Em menos de três anos de operação, foram comercializados mais de dois milhões de calçados. O negócio possui mais de 120 unidades no Brasil.

  • R$ 92.490 mil para retorno em 12 meses = Lucratividade de R$ 8,5 mil ao mês; faturamento de R$ 71 mil.
  • R$ 92.490 mil no Tesouro Direto em 11 meses a 8,25% = R$ 100.120
  • R$ 85 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 12% de lucro para o franqueado: R$ 10,2 mil. Esse valor em onze meses: R$ 112,2 mil. + R$ 12.080 de diferença.

PremiaPão (sede Recife/PE)

Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que vende espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 250 unidades espalhadas por todo o país, a rede se notabilizou ao sortear prêmios para quem adquire os sacos de pão. Na prática, o franqueado deve buscar novas empresas para vender os espaços publicitários. O investimento inicial é a partir de R$ 8 mil, com prazo de retorno de um a quatro meses.

  • R$ 16 mil para retorno em 4 meses = Lucro de R$ 4 mil ao mês; faturamento de R$ 10 mil.
  • R$ 16 mil no Tesouro Direto em 4 meses a 3% = R$ 16.480
  • R$ 12.920 é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 40% de lucro para o franqueado: R$ 5.168. Esse valor em 4 meses: R$ 20.672 mil. + R$ 4192 de diferença.

Gou Odonto (sede Uberlândia/SP)

Fundada em 2010, a GOU Odonto é uma rede de franquia odontológica que possui atualmente mais de 110 clínicas em funcionamento no país. Os serviços oferecidos vão desde tratamentos ortodônticos até estéticos, inclusive clareamentos com resultados em até três sessões, focados para as classes C e D. Com faturamento de R$ 50 milhões em 2017, o negócio planeja abrir 20 franquias até o final de 2019 e aposta na conversão de bandeira para expandir para outras regiões do Brasil.

  • R$ 200 mil para retorno em 24 meses = Lucro de R$ 8,333 mil ao mês; faturamento de R$ 33,3 mil.
  • R$ 200 mil no Tesouro Direto em 4 meses a 18% = R$ 236 mil
  • R$ 40 mil é o faturamento esperado pela empresa. Atingindo esse valor todos os meses e descontando 25% de lucro para o franqueado: R$ 10 mil. Esse valor em 24 meses: R$ 240 mil. + R$ 4 mil de diferença.