Quer abrir uma franquia em 2020? Veja o que levar em consideração na hora de investir

O franchising brasileiro tem garantido o crescimento contínuo nos último anos. O setor deve registrar um crescimento em receita de 6,9% em relação ao ano anterior. Para quem planeja abrir uma loja franqueada, são mais de duas mil redes divididas em diversos segmentos, seja de serviços, beleza, moda, alimentação, entre outros. E os modelos de negócios diversos garantem mais opções a quem deseja abrir uma franquia.

Diante de tantas opções, surge a dúvida de qual segmento investir. É necessário estar atento aos rendimentos que o negócio escolhido pode ter, mas também estar atento às exigências quanto à mão de obra e estoque, por exemplo.

Para se certificar de qual franquia investir, a análise deve ser mais aprofundada levando em consideração alguns indicadores importantes para o sucesso dos negócios. 

Análise de mercado. Avalie os setores que têm se destacado nos últimos anos e dentro desses, quais mais se identifica. Pense também fora da caixa, avalie ramos que possam agregar valor e proporcionar uma atuação contundente, considere as mudanças de hábitos da sociedade.

Dentro dessa análise de mercado, pondere também se há necessidade de estoque de produtos, como ocorre em segmentos de alimentação. Uma facilidade encontrada no ramo de serviços é que o fluxo permite uma rotatividade maior e sem a possível perca de produtos.

Analise também se está apto para gerir os negócios no ramo, apesar da rede franqueada oferecer todo o suporte, há casos em que é necessário algum conhecimento do serviço, e há casos que não. Para verificar se o potencial investidor se adaptará no ramo, as franqueadoras realizam análises de perfis, pois mais importante do que a experiência são os indícios do potencial investidor.

Estudo sobre a rede franqueadora. Uma franquia é resultado de conhecimento adquirido há anos. Nesse caso, a franqueadora projeta todo o negócio e, em vezes, abre franquias próprias que testam a reação dos públicos. Por isso, ao investir em uma franquia, você não investe apenas no negócio propriamente dito, mas sim em um compilado de estudos e serviços que garantem que o negócio seja seguro.

Um fato importante é que a ABF chancela anualmente as marcas que apresentam o melhor desempenho nessa relação entre franqueado e franqueadora, medindo a qualificação da assistência e práticas de trabalho das franqueadoras, de acordo com o tempo de atuação e tamanho da rede. Quanto mais selos, significa que melhor essa relação e, mais do que isso, que há reais oportunidades de expansão aos franqueados.

Citando os treinamentos, considere as redes que incluem todos os fatores para se gerir o negócio com segurança, não só com atividades operacionais, mas também com gestão de loja, de marketing e, evidentemente, dos aspectos administrativos e financeiros. São de extrema importância esses fatores pois, mesmo que o franqueado siga o plano traçado, ele precisa entender do que está sendo feito.

Aplicar o dinheiro em um negócio sempre será algo que “tira o sono”, opte por aplicar em negócios tendo esses indicadores apresentados como base inicial, o resultado auxiliará na escolha ideal, minimizando os riscos com franquias testadas e possibilitando atingir o sucesso.

Veja unidades de franquias do segmento de limpeza e conservação promissoras para 2020:

O setor de serviços, por exemplo, tem impulsionado o franchising com modelos de negócios diversificados, que atendem às necessidades de novos franqueados, com lojas em praças alternativas, como em postos de gasolina. Costumam apresentar também, formato mais enxutos que, inclusive, facilitam a expansão para que o franqueado torne-se um multifranqueado, podendo abrir uma unidade no mesmo endereço, no modelo store in store. Ou modelos home based, que permitem gerenciamento online.

Quality Lavanderia

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 13 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Dê mais Quality para a sua vida” e tenha mais praticidade, economia e conforto na hora de lavar roupas, pois qualidade de vida é ter mais tempo livre no dia a dia. 

Prima Clean Lavanderia Express

Modelo americano de lavanderia, adaptado ao mercado brasileiro e com mais de 12 anos atuação no segmento. A franquia é express, versátil e com o conceito inovador “self-service”, onde o cliente pode lavar e secar a própria roupa, por meio do serviço de cesto (em menos de 80 minutos), ou deixar por conta de uma atendente. A Prima Clean é uma lavanderia completa que, em sua estrutura, possui equipamentos com tecnologia avançada, de alta performance e que utilizam produtos/soluções sustentáveis. As lojas oferecem praticidade, qualidade nos serviços e economia aos clientes. É a “lavanderia de casa, fora de casa”.

Linha e Bainha Costuras

A franquia que virou moda. A Linha e Bainha é um atelier de costuras presente há mais de 15 anos no mercado, a marca pertence ao Grupo Acerte, também detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You Lavanderia para condomínios e, sua estrutura e atendimento personalizado proporcionam maior comodidade, segurança e praticidade aos clientes. A marca trabalha na profissionalização do mercado de costuras, realiza parcerias com grandes marcas da moda e varejo. Seus serviços incluem ajustes, customizações, bordados, consertos, cerzimento, detonação de jeans, além de consultoria de personal stylist, quando necessário. 

Laundry 4 You – Lavanderias em condomínios

Tecnologia e inovação. A Laundry 4 You é um modelo inovador de franquias que garante o gerenciamento completo das lavanderias de condomínios de forma online, via aplicativo, tanto para os condomínios quanto para os moradores. É a tecnologia digital a favor do tempo quando o assunto é lavar roupas. Modelo de negócio disruptivo e que apresenta ao mercado uma nova solução para lavanderias. Conforto, praticidade, economia e conectividade, esse é o DNA da marca. Em apenas quatro passos o cliente – morador realiza todo o processo de lavagem de roupas, desde escolher a máquina, liberar o uso, lavar e secar as roupas. Ainda é possível realizar o agendamento antecipado de máquinas, conforme a necessidade.