Sem a necessidade de uma unidade física, o modelo home based chamou atenção dos empreendedores no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Pesquisa de Desempenho do setor de franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), estas operações tiveram um crescimento e passaram de 7,1% para 10,3%. Com as restrições de circulação impostas pela crise sanitária, muitas das pessoas que perderam os empregos e tinham uma pequena reserva financeira, viram neste formato enxuto a chance de empreender. Dentro deste modelo, franquias que cabem na mala, formato de negócio no qual o produto ou serviço é facilmente levado até o consumidor pelo próprio franqueado, também se mostraram altamente rentáveis, afinal, com menos pessoas nas ruas, chegar até o cliente foi uma maneira eficiente de manter as vendas.
A Suporte Smart, maior rede de franquias da América Latina em assistência técnica para celulares e venda de acessórios, atualmente está presente em todo o território nacional por meio de lojas físicas ou com microfranqueados que atuam em formato home based. O serviço neste modelo, sem ponto comercial, custa a partir de R$8 mil e funciona como delivery, em que o técnico vai até o cliente com uma maleta repleta de equipamentos para consertar o aparelho. Na contramão da economia mundial, a empresa prosperou em 2020 com mais 150 novas operações vendidas e um aumento de 37% na busca pelo serviço da rede. O técnico delivery foi o carro-chefe deste crescimento.
Por sua vez, a Sofá Novo de Novo, que entrou para o franchising em fevereiro do ano passado, também viu o negócio despontar e já contabiliza quase 30 unidades e prevê para 2021 um faturamento de R$10 milhões. A rede de higienização e blindagem de estofados é também formatada para caber numa maleta e pode ser adquirida a partir de R$ 25.900,00. O interessado passa por uma série de cursos de formação e treinamento e logo já passa a operar, com respaldo de prospecção da franqueadora.
Ainda no mesmo segmento, a rede Limpeza com Zelo, especializada em residências, escritórios e comércios, cresceu 35%, implementou uma loja online – em que os clientes podem solicitar os serviços e fazer o pagamento – e ampliou o leque de serviços, passando a oferecer, além da limpeza e desinfecção, manutenção elétrica e hidráulica. Com o investimento inicial, de cerca de R$ 5 mil, o franqueado recebe equipamentos e todos os treinamentos para garantir a qualidade do serviço prestado. A rede tem mais de 100 unidades e está presente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Balneário Camboriú.
Um notebook, facilmente carregado em uma mala ou mochila, pode ser o necessário para operar uma franquia, por exemplo, da rede de publicidade em sacos de pão, PremiaPão. Formatado para atuação home office, toda a operação não depende de uma estrutura física, o que barateia o valor do investimento inicial, que começa a partir de R$ 10 mil. Além do suporte com a diagramação e edição dos anúncios, o franqueado ainda conta com um processo de incubadora, onde ele será acompanhado por 60 dias e receberá todos os treinamentos para melhor gestão e marketing de seu negócio – entre dinâmicas de vendas e treinamento online-, além de contar com o todo apoio da franqueadora após esse período.
Recentemente a rede de cuidadores de idosos, Home Angels, lançou um modelo de negócios home based pensado para pequenas cidades: o Home Angels Express. Neste formato, a atuação do franqueado é home office e o valor de investimento é a partir de R$41 mil e há a possibilidade do franqueado, caso seja um profissional da saúde, acumular a função de supervisor, já que, até então, eram profissionais distintos. A rede espera chegar até o final do ano com 50 unidades do novo modelo.