Empresárias vendem 70 franquias de alimentação saudável em primeiro ano de atuação

Segundo o balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação cresceram quase 10% no segundo trimestre de 2018. Tal expansão é reflexo do crescimento de nichos específicos, como o de alimentação saudável. De olho no potencial do mercado, as empresárias Ayla Quintella e Tathiana Gava, fundaram o Armazém Fit Store, loja que comercializa produtos para quem busca mais saúde ou possui restrições alimentares. A ideia de abrir um negócio no setor surgiu quando as empresárias – e amigas – sentiram falta de um local que vendesse produtos para uma alimentação mais equilibrada que pudessem auxiliar em seus problemas de saúde, como gastrite e déficit de vitamina no corpo. A primeira unidade foi inaugurada em 2017, em Colatina, no Espírito Santo e, atualmente, a marca já possui 70 unidades vendidas em todo o país.

Com mais de 1.200 itens, como os chamados superalimentos, alimentos glúten free, lactose free, produtos a granel, além de exclusividades, como azeite de avocado e bebidas diferenciadas, como os shakes de proteína, a loja foi um sucesso logo nos primeiros meses após a sua inauguração. A boa performance chamou a atenção de investidores e a holding de franquias Grupo 10X, do empresário David Pinto, tornou-se sócia do empreendimento com a missão de expandir a marca. O Armazém Fit Store deve encerrou 2018 com um faturamento extremamente positivo para o primeiro ano de franchising, totalizando R$ 10 milhões. E a expansão da marca continua forte em 2019, sendo que 39 unidades serão inauguradas e a projeção é vender outras 30 somente no primeiro trimestre.

Ainda este ano, estados como Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina, Goiás e São Paulo deverão ganhar unidades da rede.

Planos de Expansão

Segundo as sócias da rede, o rápido processo de expansão acontece seguindo uma tendência natural de mercado. “Alimentação saudável é uma tendência mundial. A pessoas estão muito mais preocupadas com isso, substituindo produtos convencionais por outros mais saudáveis. Percebemos isso diariamente em nossas lojas, o que impacta diretamente em nosso crescimento, estamos animados pelo que está por vir e acreditamos que temos os diferenciais necessários para ser o nome mais lembrado no Brasil quando se fala em alimentação saudável”, afirma Ayla Quintella.

O Armazém Fit Store projeta dobrar o faturamento da rede até o final deste ano. “Será um ano muito focado em inaugurações e com isso a expectativa é de um crescimento bastante ousado para 2019, quando projetamos faturar”. Em 5 anos, a expectativa da rede é atingir 500 unidades, se consagrando como maior rede de franquias de seu segmento.