Moradores de Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo, que buscam por cursos profissionalizantes visando ingressar ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho passam a contar com uma escola da Microlins. Atuando como franquia de cursos de capacitação profissional e parte do Grupo MoveEdu, a marca conta com mais de 400 escolas em território nacional. Para manter a liderança no segmento de Educação, o plano de expansão da rede contempla a abertura de 48 unidades até 2025, em todos os estados brasileiros. Atualmente, as escolas atendem mais de 148 mil alunos a partir dos 16 anos. Entre as opções oferecidas, há cursos livres, profissionalizantes, de idiomas, além de graduação e pós-graduação, nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação.
Como diferencial, a Microlins conta com um amplo portfólio de cursos que vão da tradicional Informática e idiomas até mais atuais, como Programação e Games. Recentemente, a marca lançou cursos de graduação e pós-graduação à distância e semipresencial por meio da Faculdades Microlins (FAMIC). Além disso, a rede tem como fundamento oferecer o programa lifelong learning, ou seja, uma educação continuada que possibilita que o aluno estude em todas as fases de seu aprendizado em um mesmo lugar. Há mais de 30 anos no mercado educacional, a rede já formou mais de 4 milhões de jovens, encaminhando grande parte ao mercado de trabalho.
Dados divulgados em 28 de maio pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que no primeiro trimestre de 2024 que há 4,62 milhões de jovens de 14 a 24 anos que não estudam, não trabalham nem estão procurando emprego no País. Apesar dos esforços, o Brasil ocupa a 53ª posição em educação entre 65 países avaliados pelo Pisa (Programme for International Student Assessment). Assim, ainda existem desafios consideráveis, como a presença de 731 mil crianças fora da escola, o analfabetismo funcional em 28% da população e a preocupante estatística de que 34% dos alunos do 5º ano não conseguem ler.
“A Microlins conta com escolas que investem no conceito de omnicanalidade. Dessa forma, as aulas são feitas de forma semipresencial. O aluno pode escolher se fará o aprendizado de casa, do trabalho ou em uma das nossas unidades. Um dado interessante que notamos na rede como um todo é que, no pós-pandemia, cerca de 80% dos matriculados em nossos cursos preferem acompanhar as aulas dentro da escola. Em nossa pesquisa interna, eles citavam questões ligadas à metodologia, a experiência, ao material, ao formato da sala e, principalmente, a interação com os instrutores. Nossa meta é continuar entregando módulos e conteúdos educacionais para auxiliar de forma efetiva nas necessidades do nosso público-alvo, tanto em conceitos técnicos e operacionais quanto comportamentais, para que obtenha espaço e sucesso no mercado de trabalho”, explica o diretor nacional de operações da Microlins, Rafael da Cunha.
De acordo com dados do IBGE, o município de Itaquaquecetuba, no interior paulista, tem taxa de escolarização de 96,4% para moradores de 6 a 14 anos de idade. Já com relação ao trabalho e rendimento na cidade, no ano de 2021, o salário médio mensal era de 2,4 salários mínimos, enquanto a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 13,93%. Para auxiliar nas questões de empregabilidade e diminuir o número de jovens que não trabalham e nem estudam, a Microlins implantou uma escola na Vila Virgilia.
A operação será comandada pela franqueada Marina Fernandes, de 43 anos, que ingressou na Microlins como aluna quando tinha 20 anos. Conforme foi avançando nas formações em administração, começou a trabalhar como estagiária no Grupo MoveEdu, detentor da franquia, e a ministrar aulas de reforço para o curso de Rotinas Administrativas. Com 23 anos atuando no grupo, hoje Marina já conta com 10 escolas sobre seu comando e irá inaugurar mais uma operação. “Nesses anos em que atuei na empresa, passei por diferentes frentes até me tornar uma franqueada. Além disso, estive em contato com os alunos na sala de aula e vivenciando um pouco do dia a dia do negócio, tanto do ponto de vista da franqueadora quanto da escola. Acredito tanto no potencial da marca, que hoje sou responsável por 10 pontos no estado de São Paulo. Analisando o mercado e o plano de expansão da rede, tenho objetivo de assumir mais 10 novas praças nos próximos anos, para seguir evoluindo como profissional e empreendedora com a rede. Para a unidade de Itaquaquecetuba, visamos capacitar profissionais para atuar na cidade, conhecida por uma indústria diversificada e ter um setor de comércio forte”, ressalta.
Com notoriedade no setor de educação, o investimento inicial para abrir uma franquia da rede parte de R$ 150 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil, taxa de lucratividade de 35% e prazo de retorno do investimento a partir de 12 meses.