Criado em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente visa a conscientização da preservação de recursos naturais. A data, comemorada no dia 05 de junho, tem como finalidade promover atividades ligadas à natureza e sua proteção. Para isso, é necessária a responsabilidade ambiental de cada indivíduo, além de grandes e pequenas empresas. Este é o caso da 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil. Atuante em terras brasileiras desde 1994, a marca desenvolve ações sustentáveis para diminuir o descarte de materiais no meio ambiente. Celebrando o dia, conheça quais são as iniciativas promovidas pela marca de lavanderias francesa que visa o consumo consciente e sustentável.
“Mais do que nunca, os consumidores se preocupam com o meio ambiente e não querem consumir de marcas que não zelam pelo consumo consciente. Sabemos que isso engloba uma mudança de hábito tanto das empresas quanto dos clientes, mas é o melhor a ser feito para o planeta, já que pequenas mudanças proporcionam grande impacto no futuro. Ao investir em ações com foco em sustentabilidade, incentivamos a reciclagem, contribuímos para a economia de recursos naturais e para a redução da degradação ambiental, além de auxiliar na geração de empregos de pessoas que atuam neste segmento”, revela o CEO Brasil da 5àsec, Fábio Roth.
Com 468 unidades em todo o Brasil, a rede disponibiliza pontos de coleta dentro de suas operações para o recolhimento de plásticos. A iniciativa permite que os clientes depositem este material para que seja enviado para pontos de reciclagem de cada cidade onde a unidade atua. Outra iniciativa da marca são as capas retornáveis, que envolvem as peças de roupas após serem limpas e passadas, como forma de proteção. Feita de material resistente, em TNT, a capa suporta cinco camisas, em média. Para colocar o projeto em prática, a 5àsec criou o ‘Pacote Eco’, que seria um plano de limpeza e passadoria de cinco camisas por R$ 70. Com a compra do pacote, o cliente recebe uma capa retornável, assim, todas as vezes que for deixar as peças no balcão ou solicitar os serviços via delivery, poderá enviar a capa que servirá de proteção para as roupas.
Além disso, a marca criou o Cashback de Cabides. A ação visa diminuir a produção de cabides de plástico que são enviados junto as camisas, vestidos, ternos e outros itens lavados pelas lavanderias e estimular a reutilização. O sistema funciona como crédito para cliente, ou seja, por cada cabide devolvido, o consumidor pode receber R$0,25 ou R$0,50 para utilizar no final de sua compra.
Para o Alexandre Saidel, franqueado responsável por nove lojas e dois lockers, incluindo a unidade 5àsec do Brooklin, na zona sul de São Paulo, pertencer a uma marca que é pioneira em ações sustentáveis traz um sentimento de orgulho. Segunda geração na administração da operação, Alexandre comanda o negócio junto com sua mãe Rose Saidel, desde 2007. “A 5àsec sempre teve em suas políticas e diretrizes o cuidado e preocupação com o meio ambiente, tanto que implementa ações para diminuir o consumo de plástico, água e energia. É importante para nós fazer parte de uma marca consistente, que volta sua atenção para as próximas gerações”, comenta.
Com utilização de insumos 100% biodegradáveis, a rede segue as diretrizes da legislação sanitária e que não prejudicam o meio ambiente. Também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. Dessa forma, a economia de água nos equipamentos da rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais. Todas essas ações são fazem parte do projeto interno da 5àsec chamado de 3R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Nele, os franqueados possuem acesso a dicas de como promover iniciativas sustentáveis e desenvolver sua responsabilidade ambiental.