A causa da economia de recursos naturais está intrinsecamente presente no business há algum tempo. Negócios com propósito social, ou que tenham relação com o uso eficiente de recursos naturais, por exemplo, deixam de ser uma ‘opção visionária’ e se tornam viável econômica e socialmente. Um grande exemplo é a economia de água. Estudos apontam que a quantidade de uso de água em lavanderias profissionais, por exemplo, é bem inferior à quantidade usada para lavar roupas em casa. Segundo a Sindilav* uma casa com quatro pessoas, por exemplo, a economia gerada é de 3.240 litros de água por mês. O que representa uma economia de cerca de 40% deste recurso.
O Grupo Acerte, detentor de grandes redes de franquias no segmento de limpeza e conservação, tem ido além do que se refere ao cuidado com o meio ambiente e atitudes mais sustentáveis voltadas à preservação de recursos. Com equipamentos altamente eficientes do ponto de vista energético e economia de insumos, oferece também produtos para as franquias se engajarem na causa sustentável a nível nacional. Como é na rede Quality Lavanderia, que possui opcionais diversos para estimular os franqueados como: bags e cabides retornáveis, capas protetoras em tecido para transporte de peças especiais, porta-tickets agora em papel reciclável, sacolas pardas, entre outros. O franqueado engajado sempre opta por três ou mais opções para uso nas lavanderias.
Se há alguns anos o casamento entre lucro e propósito social era algo rejeitado no mundo empresarial, o fato é que agora a agenda de sustentabilidade entrou definitivamente na pauta da sociedade. Além das ações para fora, isto é, visíveis ao consumidor, o Grupo Acerte tem intensificado as ações para com seu público interno. A empresa criou um projeto de boas práticas na qual engaja tanto os colaboradores quanto franqueados que trabalham em suas operações. O projeto intitulado de penseVERde se materializa em ações do dia a dia e também em soluções sustentáveis para o próprio negócio de lavanderias profissionais.
Na sede da empresa, em São Paulo, as iniciativas vão desde a presença de lixeiras recicláveis a estímulos para redução de uso de papel, itens plásticos e economia de energia. Em outubro, a rede promoveu um grande evento interno, no qual os colaboradores foram convidados a vestirem-se de verde ou azul e receberam mensagens sobre preservação de recursos, consumo consciente, atitude sustentável, cuidado com a natureza e animais, entre outras temáticas. Todos os profissionais ganharam mudas de plantas para cultivarem em seu dia a dia.
“Temos muito a fazer ainda, mas é preciso começar. É papel de todos cuidar do futuro de nosso planeta e ser responsável por uma parte deste processo. Todos temos direitos, mas temos deveres também. Estamos dando passos importantes, um de cada vez, pois sabemos que podemos ser melhores a cada dia neste propósito de sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente. Se estamos melhores do que ontem, já estamos cumprindo nosso objetivo de hoje. Assim, estamos no mercado há mais de 20 anos, buscando melhorar sempre, tanto com os colaboradores quanto nas nossas unidades de negócio no segmento de lavanderias profissionais junto aos nossos clientes. Esse projeto terá encontros periódicos e muitas novidades pela frente”, descreve Danielle Denys, gerente de marketing do Grupo Acerte.