Setor de franquias prevê continuidade de expansão e lucratividade para 2022

Tendências do franchising no Brasil indicam crescimento em 2021 e mostram um futuro promissor para novos negócios, incluindo o de serviços educacionais; inFlux é exemplo de sucesso do setor

Há alguns anos, as unidades de serviços educacionais são uma aposta lucrativa pelo crescimento da profissionalização dos negócios. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 5 mil unidades foram criadas em 2021, considerando apenas o terceiro trimestre do ano. Além das aberturas, o período superou o faturamento obtido em 2020 (R$ 43,9 bilhões) e em 2019 (R$ 47,2 bilhões), no pré-pandemia, aproximando-se dos R$ 47,4 bilhões em resultados.

Os levantamentos indicam que muitas franquias conseguiram superar os momentos mais turbulentos vividos ao longo da pandemia. O setor como um todo apresentou bons índices na comparação entre 2020 e 2021. No caso do segmento de serviços educacionais, a variação foi positiva, com um aumento de 2,09% entre 2020 e 2021.

Um exemplo de sucesso nesta área é a inFlux Escola de Idiomas. A marca conta com mais de 150 franquias espalhadas por várias cidades do Brasil, com faturamento de R$ 305 milhões em 2021.

“O nosso intuito, enquanto escola de idiomas, é proporcionar a melhor experiência possível ao aluno em relação ao curso de idiomas e estrutura de nossas escolas. Continuamos investindo em nossa expansão, visando alcançar o maior número de pessoas interessadas em aprender inglês, um conhecimento que se torna ainda mais necessário no mercado de trabalho globalizado trazido pela pandemia”, ressalta Ricardo Leal, CEO da inFlux escola de idiomas.

O custo da compra de uma franquia gera possibilidade de alto retorno, mesmo com valores mais representativos no investimento inicial. No caso da inFlux, para adquirir uma franquia, o valor varia entre R$ 280 mil a R$ 300 mil. O retorno de investimento, porém, está estimado entre 18 e 24 meses, com lucratividade de até 30%.

“Há expectativas para o crescimento de novas matrículas ao longo do ano. Apesar dos impactos causados pela pandemia, o online fez com que as pessoas tivessem mais tempo e verba para cursos, porque agora poupam o dinheiro de deslocamento. Além disso, as pessoas têm cada vez mais consciência que o inglês é um caminho fundamental de capacitação”, ressalta o CEO da inFlux.