Restrição alimentar alavanca oportunidades de negócio no setor

Segundo o estudo global da Nielsen “O que há em nossa comida e mente”, 66% dos brasileiros estão dispostos a investir mais em alimentos naturais, como os chamados superalimentos e alimentos glúten free e lactose free, seja por vontade própria ou por indicação médica, pois as condições de saúde também influenciam nesta escolha. De acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados dizem conviver com a realidade das alergias ou intolerâncias alimentares, e 66% afirmam que pagariam mais por alimentos sem ingredientes “indesejáveis”.

É dentro deste contexto que, em 2017, nasceu o Armazém Fit Store, rede de franquias que comercializa produtos para uma alimentação saudável. O insight para a criação da marca surgiu a partir de complicações de saúde das as sócias, Ayla Quintella, que sofria com doenças estomacais, e Tathiana Gava, que tinha o sonho de engravidar e se deparou com o déficit de vitaminas e a menopausa precoce. Tais condições exigiram uma alimentação especial, mas encontrar os nutrientes necessários para os tratamentos não foi fácil. A partir daí, as empreendedoras identificaram a oportunidade de negócio no mercado healthy e fundaram uma loja em Colatina, no Espírito Santo. A experiência foi a base para a criação da rede de franquias Armazém Fit Store, hoje presente em todo o Brasil, com 43 unidades.

Crescimento Acelerado

Em apenas um ano de atuação no mercado de franquias, a rede obteve um crescimento de 20%. Tathiana acredita tamanho sucesso ao grande índice de pessoas que buscam uma reeducação alimentar devido a problemas de saúde. “É comum as unidades do Armazém Fit Store receberem consumidores que chegam com uma dieta estipulada por médicos e nutricionistas, com itens que precisam fazer parte do cardápio alimentício”, comenta. A empresária ainda afirma que a influência da internet é bastante positiva para os negócios também. “É cada vez mais comum ter nas redes sociais influenciadores que indicam uma alimentação mais saudável, seja para manter uma boa saúde, ou para a conquista do corpo sarado”. O Armazém Fit Store possui mais de 9.000 produtos em seu portfólio para atender necessidades especiais daqueles que convivem com a restrição alimentar ou que buscam uma alimentação mais equilibrada.

De acordo com Ayla, o rápido processo de expansão da rede acontece seguindo uma tendência natural de mercado. “Alimentação saudável é uma tendência mundial. A pessoas estão muito mais preocupadas com isso, substituindo produtos convencionais por outros mais saudáveis. Percebemos isso diariamente em nossas lojas, o que impacta diretamente em nosso crescimento, estamos animados pelo que está por vir e acreditamos que temos os diferenciais necessários para ser o nome mais lembrado no Brasil quando se fala em alimentação saudável”, afirma.

Contando hoje com 43 unidades em funcionamento, a rede espera fechar 2019 com 150 unidades vendidas e 80 inauguradas. Somente neste mês, o Armazém Fit Store irá abrir 5 novas lojas, localizadas nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “Estamos no caminho de bater nossa meta e com isso acreditamos que vamos ter um crescimento de 150% no faturamento da rede”, afirma Ayla.Em 5 anos, a expectativa da rede é atingir 500 unidades, se consagrando como maior rede de franquias de seu segmento.