A vida de Rubens Shigueaki Kunimura mudou da água para o vinho no final do primeiro semestre de 2018. Aos 42 anos, ele resolveu deixar para trás uma próspera carreira no mundo corporativo para empreender.
Kunimura ocupava, na época, o cargo de gerente comercial em uma empresa que se dedicava a fornecer cabos especiais para as principais concessionárias de energia em operação no país. A vida profissional era estável, mas em paralelo crescia a vontade de comandar o próprio negócio.
“Eu nem imaginava abrir uma franquia. Preparava-me para abrir, sozinho, uma loja de produtos naturais e orgânicos. Estava pesquisando parâmetros de arquitetura e visual quando descobri a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis. De cara, achei a proposta interessante, pesquisei um pouco e resolvi procurá-los para conhecer melhor o negócio”, conta Kunimura.
Depois de boas conversas, melhor entendimento sobre o conceito do negócio e de avaliar mais a fundo a franquia Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, Kunimura refletiu que aderir a uma franquia era o melhor caminho a ser adotado. “Ponderei que seria muito mais proveitoso para mim empreender tendo o suporte de pessoas que já estavam inseridas no mercado e que já entendiam do setor do que montar uma empresa sozinho, do zero”, explica.
No final do mês de junho de 2018, o empreendedor abriu no bairro do Campo Belo, em São Paulo, uma unidade da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis. Ao todo, Kunimura investiu R$ 350 mil para o início das operações. De acordo com o franqueado, a recuperação do investimento será concretizada dentro do prazo estimado pela franqueadora, que varia entre 24 e 36 meses.
“A localização da loja é excelente, assim como o poder aquisitivo e os costumes das pessoas que vivem e trabalham na região. Temos bons concorrentes e outros negócios no entorno que estão relacionados a um estilo de vida mais saudável. Um acaba impulsionando o outro”, avalia o franqueado.
A Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis comandada por Kunimura oferece ao consumidor mais de 6 mil itens, que fazem parte de mais de 90 marcas. Atualmente, trata-se da loja com maior mix de produtos do segmento. Entre as opções dispostas nas prateleiras estão alimentos integrais, itens para quem tem alguma restrição alimentar, como produtos sem glúten, sem açúcar, diet, light e sem lactose, orgânicos 100% certificados, snacks a granel, cosméticos naturais e até suplementos alimentares. Além do amplo mix de produtos, a loja ainda disponibiliza aos clientes uma Feirinha de Orgânicos. Nela é possível encontrar, diariamente, produtos orgânicos frescos, como frutas, legumes e verduras, um diferencial que agrada bastante quem frequenta a loja no Campo Belo.
Segundo Kunimura, os maiores desafios no início da operação estavam ligados à rotina de compras para a loja, bem como a organização junto aos colaboradores. Agora, esses pontos estão afinados e caminhando de forma harmônica. O franqueado conta que a parceria estabelecida com o time da franqueadora é tão alinhada, que ele próprio leva sugestões de fornecedores e produtos que têm sinergia com o empório de produtos saudáveis para que o time de compras da franqueadora possa avaliar e homologar para fornecimento à toda a rede. Trata-se de uma relação de muita parceria e que segue com um mesmo propósito: crescimento e sucesso da marca.
“Vejo o nosso mix de produtos e o atendimento que damos aos nossos clientes como os principais diferenciais para vencer a concorrência. Essa abertura dada pela franqueadora, as conversas e as trocas que mantemos diariamente, são extremamente importantes para que sejamos todos vitoriosos”, analisa.
Kunimura acredita tanto no potencial do negócio e no retorno do investimento dentro do que foi planejado junto à franqueadora, que já faz planos para a abertura de uma segunda unidade Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis dentro da cidade de São Paulo. “Tenho observado alguns bairros e o planejamento para abertura de mais uma loja está amadurecendo”, finaliza o franqueado.