Na contramão da crise, Mercadão dos Óculos cresce e inaugura 39 lojas no 1º semestre

Apesar da crise causada pela pandemia, o Mercadão dos Óculos expandiu e inaugurou 39 unidades no primeiro semestre. As lojas foram abertas em todas as regiões do Brasil e ampliaram a presença da marca em 13 estados.

A rede é uma das maiores e mais premiadas do país, com mais de 450 franquias. De acordo com o diretor-executivo do Mercadão dos Óculos, Gustavo Freitas, algumas unidades obtiveram um faturamento alto logo no primeiro dia de funcionamento.

É o caso da franquia de Pará de Minas (MG), cidade a 90 quilômetros de Belo Horizonte. No primeiro dia de abertura, a loja faturou quase R$ 7 mil reais. Detalhe: o franqueado nunca trabalhou em ótica ou no varejo. “O fluxo de pessoas foi muito bom. Tivemos de organizar uma fila do lado de fora para evitar aglomeração”, comenta Jocelmo Vidal. “O Mercadão dos Óculos tem um modelo de ótica diferente das tradicionais, gerou muita curiosidade”, acrescenta.

Em julho, o Mercadão dos Óculos tem a previsão de inaugurar 14 franquias. Até o fim do ano, a rede estima abrir 150 unidades no total. “Mesmo na crise, a franquia é um investimento mais seguro do que começar um negócio do zero. Para quem busca uma oportunidade de empreender, procure por uma rede premiada e conceituada no setor, como é o caso do Mercadão dos Óculos”, explica Freitas.

Treinamento e retomada

Ao longo da pandemia, o Mercadão dos Óculos realizou uma “maratona” de treinamentos com os franqueados. Os cursos intensificaram a capacitação das equipes nas áreas técnica, comercial, comportamental e liderança.

Há três anos e meio, o casal Samir e Luana Bogado tem a unidade de Foz do Iguaçu (PR). No início da pandemia, tiveram de fechar a loja. De casa, sócios e funcionários participaram das aulas. “Foram 15 dias de cursos e o resultado foi ótimo. Ninguém ficou ocioso em casa e voltamos mais preparados”, conta a franqueada.

Com a retomada, a unidade faturou R$ 74 mil no mês de abril em apenas 15 dias. “Em maio, demos a mega meta de R$ 120 mil e vendemos R$ 157 mil. Nunca havíamos atingido esse faturamento em quase quatro anos de loja”, destaca.

Segundo Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos, 15% das franquias que participaram dos treinamentos obtiveram um faturamento maior. “Os resultados foram além de uma demanda reprimida. Os franqueados investiram no delivery e em uma venda mais técnica, de valor agregado ao cliente”.

Vale ressaltar, as óticas fazem parte da categoria de serviços essenciais. Nas cidades onde ainda não houve a flexibilização, as unidades funcionam com horário reduzido. Todas as lojas da rede seguem rígidas medidas de segurança contra o novo coronavírus.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.