Momento de pandemia incentiva busca por novas carreiras e impulsiona empreendedorismo feminino

No Instituto Embelleze a adaptação ao momento vem acontecendo e as unidades que já estão em funcionamento se adequaram aos novos protocolos de segurança

A instabilidade na economia por conta da Covid-19 tem desenhado um cenário preocupante no Brasil. De acordo com o IBGE de 1,3 milhão de empresas que pausaram suas atividades na primeira quinzena de junho, 522,7 mil (quase 40%) encerram suas atividades definitivamente, reforçando o desemprego no país. Para uns a sensação é de incertezas, outros já vislumbram uma ótima oportunidade de apostar em novas áreas.

Segundo o CEO do Instituto Embelleze, avaliar mercados mais promissores durante e pós-pandemia pode ser uma ótima oportunidade para garantir uma renda, além de construir uma nova carreia. “Temos percebido que muitas pessoas estão aproveitando o momento para uma mudança na vida profissional, seja para se especializar ainda mais na área que já atua, ou seguir um novo caminho. Pesquisas têm mostrado que o setor da beleza é um dos que terão uma retomada mais rápido, então é uma ótima oportunidade para quem busca uma nova fonte de renda e mais do que isso, um novo estilo de vida”, conta.

MOMENTO IDEAL PARA MUDANÇAS!

De olho nas previsões positivas, Simone Tavares de Melo, de 44 anos, deixou de atuar na área da educação para apostar no setor da beleza. “Atuava como professora desde 2009, mas a área da educação aqui na minha cidade está muito precária e como sempre gostei da área de beleza, dei início o curso de cabeleireiro no Instituto Embelleze. Simone começou os estudos em junho, pelo formato virtual, e em breve, com a reabertura devidamente preparada e segura da unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, ela vai migrar para o formato presencial.

Já Juliana Fagundes, de 22 anos, sempre trabalhou como atendente em lojas e hoje é operadora de caixa em supermercado. Com habilidade para a área da beleza, aproveitou o momento da pandemia para iniciar os cursos de design de sobrancelhas e maquiagem no Instituto Embelleze. Agora, o foco é investir no desejo de abrir o próprio espaço para atuar como profissional da beleza. “Assim que eu terminar os dois cursos que escolhi para começar a ingressar no setor, pretendo fazer outros. Com a chegada da pandemia, senti uma maior motivação para mudar de área e investir em um negócio que seja meu, pelo fato do setor da beleza ser promissor e me permitir atuar com algo que vá me fazer feliz”, comenta.

EMPREENDEDORISMO TENDE A AUMENTAR ENTRE AS MULHERES

Simone, futura cabeleireira, já enxerga como será o trabalho na nova área. “Minha expectativa é poder trabalhar muito, cuidando dos cabelos das minhas clientes, proporcionando a elas mais autoestima e trabalho de qualidade”. Para Juliana, o comportamento das pessoas em relação a beleza não mudou mesmo durante o momento de pandemia. “Quando tudo isso passar acredito que a área da beleza vai ter uma grande demanda, porque voltam as festas, compromissos etc. Mas mesmo com a rotina mudada, as pessoas não deixam de se cuidar, porque querem estar apresentáveis em qualquer situação, e isso é muito bom para quem atua no setor, pois o cuidado com o bem-estar não para”, enfatiza.

Assim como Simone e Juliana, que apesar da diferença de idade, mostram como o setor pode ser promissor e trazer resultados, independente do momento, muitas outras mulheres estão se recolocando no mercado. De acordo com a Sebrae, já são mais de 9 milhões de mulheres à frente do próprio negócio, entre os principais setores está o da beleza. E segundo pesquisas recentes, o número de empreendedoras deve crescer ainda mais no período pós-pandemia, seja pelo desejo de investir em uma nova carreira, desemprego, pela desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho ou pela necessidade de conciliar com maior facilidade a ‘dupla jornada’ entre família e trabalho. No Instituto Embelleze, nos últimos 16 anos, entre os mais de 2 milhões de alunos formados, 80% são mulheres em busca de se tornarem profissionais da beleza.