Microfranquia oferece opção de faturamento extra para varejistas e comerciantes

Mapa da Mina, rede de franquias de semijoias, desenvolve modelo de negócios para inserir torres de acessórios em salões de beleza e perfumarias; confira

Donos de salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumarias têm uma nova opção para diversificar as fontes de receita. A rede de franquias Mapa da Mina desenvolveu o modelo de negócios Express, em que são inseridas torres de semijoias da marca dentro desses estabelecimentos comerciais. A ideia é promover a venda de brincos, anéis, colares e pulseiras enquanto as clientes estão em um momento de descontração e relaxamento, seja fazendo o cabelo e as unhas, seja comprando cosméticos.

Para os comerciantes, além da vantagem de ter disponível uma fonte de faturamento extra sem custo operacional, é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com a clientela, oferecendo possibilidades de consumo que vão além das tradicionais.

O modelo foi desenvolvido para que, com investimento total de R$ 50 mil, o franqueado passe a ter 10 torres para inserir em pontos comerciais diferentes. Assim, cabe ao franqueado realizar o controle dos estoques, a reposição de peças e o gerenciamento das vendas. Para o proprietário do estabelecimento, é a oportunidade de receber comissões sem nenhuma complexidade, sendo apenas necessário conhecer os produtos da marca para melhor realizar as vendas. Além disso, as torres foram desenvolvidas com suportes imantados, que permitem ajuste das peças na vertical e na horizontal, com total segurança e otimização do espaço.

O modelo Express também conta com um aplicativo exclusivo para os franqueados. Com ele, é possível acompanhar as vendas em tempo real, torre a torre, identificando os pontos de venda com os melhores indicadores e os que precisam de mais atenção. O aplicativo também indica quando é hora de levar novas peças para as torres. E, pelo app, o franqueado também pode consultar todo o catálogo de produtos.

O modelo Express foi lançado recentemente, durante a ABF Franchising Expo 2017, e foi muito bem recebido pelo público investidor. O Mapa da Mina agora trabalha para fechar os contratos e colocar as franquias para chegar aos mais diversos estabelecimentos comerciais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, principais focos da rede, que não descarta operações em outras regiões do Sudeste. Segundo levantamento da marca, há mais de 550 mil salões de beleza em todo o Brasil.

“Temos a oportunidade de oferecer às clientes uma opção de compra em momentos de bem-estar, trazendo as semijoias para ambientes complementares e sinérgicos aos da moda e de beleza”, afirma Marcos Pertile, diretor da rede. “O modelo Express também pode interessar aos donos destes estabelecimentos que, tendo disponibilidade para se dedicar à franquia, podem operar simultaneamente o salão ou a perfumaria e ainda inserir torres em seus negócios e em outros estabelecimentos mais distantes”, ressalta Pertile.

Há ainda outra possibilidade de negócio: para profissionais autônomos que já passam parte do dia nas ruas, em contato com clientes e empresas, como representantes de vendas. “Como este público tem muito contato com empresas e o varejo no dia a dia, operar 10 torres de semijoias pode ser uma ótima opção para complemento de renda”, afirma o diretor. “Por ter essa dinâmica ágil, também é uma franquia muito interessante para candidatos que estejam em fase de transição, deixando os empregos formais para empreender.”

Além disso, franqueado poderá expandir suas torres, chegando a 30 delas. Acima deste número, o franqueado será direcionado a investir em um quiosque da marca ou em uma loja.

Atualmente, o Mapa da Mina possui 15 lojas (entre quiosques e lojas) nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A expectativa da rede é fechar 2017 com mais cinco operações (quiosques ou lojas), chegando a 20 operações com este perfil. Lojas a partir de 30 m² demandam investimento inicial de R$ 150 mil. Quiosques, de 6m², demandam investimentos a partir de R$ 120 mil.