Kumon mira em Minas Gerais para crescer no Brasil

Belo Horizonte é uma das cidades com grande potencial para expansão

A economia mineira apresentou um crescimento de 0,9% no primeiro trimestre deste ano, depois de quase 180 dias de retração. Nos três primeiros meses de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais foi estimado em R$ 228,7 bilhões. Esses dados mostram a força da região e abrem porta para novas oportunidades de negócios.

Diante desse cenário, o Kumon, maior rede de franquias de educação do Brasil e a terceira no ranking de microfranquias, tem foco de expansão em Minas Gerais. Com 101 unidades no estado e 39 em Belo Horizonte, a empresa tem planos para ampliar ainda mais sua presença. A meta é chegar a 45 unidades da rede até 2025 apenas na capital.

“O mercado mineiro traz com ele muitas oportunidades. Analisamos a região e entendemos que tem grande potencial de alunos, crianças em idade escolar, pré-escolar e vestibulandos, em áreas que ainda não temos unidades da rede, o que nos possibilita levar o método Kumon para mais pessoas e ajudar no desenvolvimento desses alunos”, conta Yuri Givago Ferraz, Gerente de Expansão do Kumon.

Outra estratégia da empresa para atingir o objetivo é o investimento em novas tecnologias que apoiam o aprendizado sem abrir mão do DNA do método japonês, que privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, desenvolvendo habilidades como autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. “Estamos implementando, em toda a nossa rede, sistemas que facilitam a organização das franquias e processos que melhoram o desempenho e a experiência do consumidor com a unidade”, conta o executivo.

Com investimentos a partir de R$ 50 mil o empreendedor pode ter acesso a um negócio estruturado e com know how da franqueadora compartilhado. O tempo médio para retorno do investimento entre 18 e 24 meses. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com a filosofia do método.

O Kumon está entre as 10 maiores microfranquias no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e há 13 anos recebe o Selo Cinco Estrelas de Melhores Franquias do Brasil. Está presente em mais de 60 países e conta com mais de 3.5 milhões de alunos pelo mundo e 175 mil no Brasil.