Kumon adota marketing digital descentralizado em mais de 1,5 mil unidades

Tecnologia da Reach permite autonomia estratégica para franqueados e matriz manterem padrão de marca na cadeia de vendas

O Kumon , rede de serviços educacionais, decidiu adotar uma estratégia de marketing para franquias em suas 1.585 unidades. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a marca aparece na segunda posição do ranking das 10 Maiores Microfranquias do Brasil. A tecnologia em questão é desenvolvida pela Reach , holding de soluções integradas de marketing digital.

O serviço permite que os franqueados tenham uma autonomia estratégica em relação à matriz, oferecendo liberdade para que possam liderar suas ações e investimentos em comunicação e marketing. Visto que estão mais próximos do público no dia a dia, os franqueados têm condições de melhor direcionar as campanhas locais de marketing digital.

As peças publicitárias são pensadas e aprovadas pela matriz e disparadas para as mídias sociais parceiras, por meio da plataforma Reach+, onde todas as operações citadas podem ser realizadas. Ao mesmo tempo, a matriz pode acompanhar as movimentações de cada franqueado nesse ambiente digital e garantir que o padrão da marca seja seguido por toda a cadeia de vendas.

“Após a contratação da plataforma de marketing descentralizado da Reach, nossas mais de 1.500 orientadoras (franqueadas) passaram a ter a oportunidade de fazer seus próprios investimentos locais em marketing digital (Facebook e Instagram), enquanto o Kumon (matriz), responsável pelo posicionamento da marca, manteve seu padrão de comunicação, ampliando sua penetração nos mercados-alvo”, explica, Ana Paula Ogihara, gerente de mídias do Kumon.

Métricas sobre o impacto das campanhas também estão disponíveis na plataforma. A solução mapeia, a partir de um gráfico cronológico, resultados envolvendo sazonalidade ou mudanças estratégicas. Além disso, a Reach realiza uma consultoria, para entender qual o valor mais indicado a ser gasto em cada campanha, de acordo com a região. Após essas verificações, é acordado entre a empresa e a matriz quais serão os valores estabelecidos para cada unidade.

Thiago Santos, Co-CEO de Operações da Reach, comenta que, por o Kumon ser uma marca de abrangência nacional, é fundamental que ele tenha uma ferramenta capaz de centralizar e organizar tudo o que deseja trabalhar com seus franqueados. “Além disso, se alguma campanha for realizada para interagir via WhatsApp ou telefone, a Reach, por meio de speech analytics, também realiza o rastreamento das informações”, acrescenta.