Visitar a Disney é um sonho de muitos brasileiros. O ambiente mágico criado pelos filmes faz com que crianças e adultos alimentem esse desejo de conhecer os parques que ficam em Orlando, nos Estados Unidos.
Contudo, o preço pode fazer diferença na hora de decidir pela viagem ou por outros planos. Com esse valor é possível, inclusive, uma mudança de rumo na carreira ou na criação de uma nova fonte de renda.
Uma viagem para a Disney inclui, além das passagens aéreas e hospedagem, alimentação, compra de produtos, aluguel de carro e ingresso nas atrações. Um pacote de 10 dias para uma família com quatro pessoas, sendo dois adultos, um adolescente e uma criança, com ingresso em oito parques, sai, em média, R$ 50 mil*.
Com o mesmo valor, é possível ser um microfranqueado, sob a chancela de uma marca já estabelecida no mercado. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tinha 589 empreendimentos classificados como microfranquias em 2018. Microfranquias são caracterizadas por modelos de negócio que tem investimento total inicial abaixo de R$ 96 mil. Esse valor é alterado todo ano, já que é vinculado ao Produto Interno Bruto (PIB).
*Cálculo realizado no site Decolar.com no dia 14/06/2019. Viagem projetada entre os dias 1 e 11 de julho, partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
- Despesas
- Custo
- Pacote incluindo passagens ida e volta + hospedagem
- R$ 26.472
- Entrada para oito parques
- R$ 15.444
- Carro alugado por 10 dias
- R$ 1.392
- Alimentação para 10 dias (cálculo de US$ 25 por pessoa por dia):
- R$ 3.893,20
- Compras, souvenires, gastos e taxas não inclusos
- entre R$ 6 mil e R$ 10 mil
Veja algumas marcas com investimento inicial de até R$ 50 mil reais ou menos:
Fundada em 2008 na cidade de Severínia, localizada no interior do estado de São Paulo, a Vazoli foi fundada pelo casal Sibele e Eric Vaz de Lima. Um dos principais diferenciais da empresa é prestar uma verdadeira consultoria financeira para cada cliente, apontando a melhor opção de crédito disponível para cada caso. A franquia, fundada por Sibele e Eric Vaz de Lima, movimentou, em 2018, um montante de R$ 400 milhões.
A Vazoli conta com 106 unidades no país distribuídas em 20 estados. O investimento indicado para abertura do negócio é de R$ 50 mil com previsão de retorno entre oito e quinze meses.
Lançado em 2017, o Ceofood é um aplicativo de delivery focado em cidades pequenas e regiões de periferia que opera por meio de franquias. Na prática, o franqueado atua com a prospecção de restaurantes e outros estabelecimentos para o aplicativo. O lucro vem dos valores mensalmente pagos pelos comerciantes. Além disso, o aplicativo conta com funcionalidades voltadas para pequenos negócios e varejistas.
São 105 unidades em operação atualmente. O valor de investimento parte de R$7.990 com tempo de retorno previsto para dez meses.
Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 300 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes.
As unidades possuem valor de investimento inicial, de R$ 35 mil, já inclui uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo médio de retorno é a partir de seis meses e cada unidade possui um faturamento médio de R$ 20 mil, com lucratividade de 20% para o franqueado.
Criada em 2010 pelo administrador Caio Katayama, a Ótris Soluções Financeiras é uma empresa que atua em recuperação de valores devidos por inadimplentes para pequenos e médios negócios. Desde a sua criação, a rede já recuperou mais de R$ 4 milhões. Como modelo de baixo investimento, a marca disponibiliza a nanofranquia, com valor de investimento inicial é de R$ 10 mil e a previsão média para o retorno é de quatro meses.
A Consulting Now estabeleceu como foco de expansão as cidades com mais de 200 mil habitantes. A franquia de Consultoria e Gestão Empresarial foi criada pela InterMaster, marca que está no mercado há 25 anos e já colaborou para o desempenho positivo de mais de 200 empresas, dos segmentos de indústria, comércio e serviço.
A consultoria atua na implantação de procedimentos que levam a melhor lucratividade, aumento de vendas, redução de custos, dentre outras ações.
No mercado de franchising desde 2017, a rede tem 10 unidades em operação, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. Para ser um franqueado, o interessado deve desembolsar a partir de R$ 49 mil (investimento inicial). Com faturamento médio, mensal, de R$ 45 mil, o prazo de retorno é estimado em oito meses.