Expandir a marca para além do território nacional é o desejo de muitos empreendedores. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising – ABF-, o movimento de internacionalização das franquias brasileiras voltou a ganhar força no ano passado, avançando 12,27%, e passando de 163 marcas em 2020 para 183 no ano seguinte. O número de países procurados como destino também teve um aumento, de 106 para 114, sendo os mais almejados os Estados Unidos, Portugal e Paraguai. Conheça seis marcas que vão ultrapassar as fronteiras em 2022:
A rede especializada em higienização e blindagem de estofados, CleanNew, inaugurou em abril as duas primeiras unidades na Europa: Madrid e Mallorca, ambas na Espanha. Além disso, já possui operações nos Estados Unidos, Argentina e Colômbia. Para o segundo semestre, a franquia quer colocar em funcionamento a operação de Dubai, que conta com o ex-jogador de futsal Falcão como franqueado, e a abertura da loja de Abudhabi, ambas nos Emirados Árabes. Ainda em 2022, a rede irá inaugurar unidades em mais dois países: Kuwait e Arábia Saudita, fincando presença no Oriente Médio. Já no primeiro semestre de 2023, chega a Angola, Bahrein, Moçambique, Itália, Equador e Uruguai. “Nossa meta é conquistar todos os continentes”, afirma Fritz Paixão, CEO da franquia.
Por sua vez, na Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e estofados, a internacionalização será mantida ao longo de 2022. Com um ritmo acelerado de crescimento, que tem como objetivo chegar a 500 unidades até 2025, já conta com suporte e expertise de franqueados que atendem em território estrangeiro, como no Paraguai, onde possui cinco unidades, incluindo a capital Assunção. Atendendo padrões e normas internacionais de qualidade e segurança, a franquia se tornou uma das maiores do País, presente em 17 estados e mais de 170 lojas. “Nosso objetivo é alcançar o número de 500 lojas em operação dentro de um período de três anos. Teremos muito trabalho, mas montamos uma equipe qualificada para garantir o crescimento sustentável dos nossos franqueados dentro e fora do Brasil”, comenta o executivo.
Estreante no processo de internacionalização, com menos de um ano operando em Lisboa, Portugal, o Mr. Fit, pioneira em fast food de alimentação saudável, espera colher os primeiros resultados para acelerar os planos fora do Brasil. Do interior de São Paulo, a franquia comandada pela empresária Camila Miglhorini, quintuplicou seu tamanho durante os anos de 2020 e 2021 devido aos modelos de negócio mais enxutos, que viabilizaram sua expansão expressiva e que a levaram ao patamar de mais de 500 franquias por todo Brasil. Com operações que atendem apenas por distribuição de comida congelada, delivery à lojas físicas, em shoppings centers e ruas, o plano agora é se consolidar no país europeu com o modelo de loja e viabilizar os demais. “Acreditamos no potencial da marca, pela qualidade do produto e da nossa gestão, para crescer também na Europa”, declara.
Com 35 anos de atuação no segmento de emagrecimento e estética, a rede Emagrecentro encontrou no mercado norte-americano um caminho para a expansão. Entre a decisão e a inauguração da primeira unidade, foram dois anos de muito estudo e uma mudança de nome para facilitar a pronúncia em inglês. Com a bandeira “Best Shape”, a franquia hoje conta com cinco unidades nos Estados Unidos e valoriza a brasilidade para atrair clientes. “A beleza brasileira é um destaque tanto nos EUA, quanto na Europa. Para 2022, o nosso plano é avançar no mercado europeu. Pretendemos abrir nossa primeira unidade e uma fábrica em Portugal”, explica o CEO, Edson Ramuth.
Também no setor da beleza e bem-estar, o SPA Express se prepara para embarcar na rota da internacionalização. A franquia que entrega procedimentos estéticos e de relaxamento em domicílio está prestes a inaugurar uma unidade em Los Angeles, Estados Unidos. “A nossa primeira unidade internacional deve ser inaugurada até o final de 2022. A operação será um projeto-piloto para entender como será a recepção do público norte-americano aos nossos serviços e ao modelo de negócio de spa em domicílio. Contudo, estamos confiantes no resultado positivo”, comenta Luciana Piquet, CEO do SPA Express.