A região Sul do Brasil está na mira da rede Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, franquia pioneira no segmento de produtos orgânicos, naturais e itens para saúde e bem-estar. Tanto que a marca anuncia, agora, sua estreia nos estados de SC e RS. A rede, que prevê chegar à marca de 25 unidades em operação em todo o Brasil até o final de 2019 – e para isso abrirá pelo menos 8 franquias e 3 lojas próprias neste ano – anuncia o início das atividades de sua segunda operação no sul do país no mês de maio.
A 15ª unidade da marca fica na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A estreia na região se dá após um amplo estudo sobre a região. Inclusive, estimativas do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) apontam que o mercado deve crescer entre 20% e 25% ao ano até 2020 impulsionado pela preocupação com saúde e meio ambiente. De acordo com a entidade, na região sul do país acontece a maior procura por alimentos orgânicos: 34% das pessoas optam por uma alimentação livre de agrotóxicos. Porto Alegre (RS) representa o maior percentual de consumo (39%).
No comando da loja Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis de Porto Alegre estão Sonia Barbieri Coutinho e Flávio da Fonseca Coutinho. Ela é profissional de nutrição. Ele é engenheiro civil. O casal já possui bagagem no empreendedorismo. Juntos, já comandaram uma padaria e uma confeitaria. Porém, enxergaram na Terra Madre potencial e chances palpáveis de crescimento.
De acordo com os novos franqueados da marca, já havia a ideia estruturada de investir em um novo modelo de negócio com foco específico na área de orgânicos e saudáveis. “Acreditamos bastante no sistema de franquias e entendemos que investir em um modelo como este nos traria mais segurança e melhor resultado. Além disso, esse é um mercado em ascensão. Depois de muita pesquisa de mercado, chegamos à Terra Madre – Orgânico e Saudáveis e elegemos a marca para investimento por conta da ótima estrutura e diversidade de mix de produtos”, explicam. Sonia e Flavio destacam também outros aspectos que fizeram com que a marca fosse a escolhida para a empreitada. “Levamos em conta a credibilidade da marca, o nível de gestão e organização que imprimem ao trabalho”.
Os franqueados contam, inclusive, que antes de fechar contrato com a rede, fizeram visitas às lojas em operação para conhecer de perto o modelo de gestão. “Foi quando efetivamente tivemos a certeza de que estávamos no caminho certo e que a escolha não poderia ser diferente”, analisam.
Segundo o casal, a nova loja da Terra Madre – Orgânico e Saudáveis, localizada em Porto Alegre, será diferenciada. O mix de produtos será bem amplo e diferente de qualquer outro negócio existente na cidade. A loja, localizada no bairro Auxiliadora, está em uma das avenidas mais movimentadas da região em termos de público quando comparada a outras ruas da redondeza, que tem a cultura da alimentação saudável e cuidado com a saúde.
“Sabemos que o mercado de saúde, alimentação e bem-estar está em crescimento exponencial. As pessoas estão tomando, cada vez mais, consciência de que cuidar da saúde é o melhor a fazer. Os impactos são sentidos pelo organismo e até pelo meio ambiente” comenta Sonia Barbieri Coutinho, que conta que o marido e sócio, Flávio da Fonseca Coutinho, segue a mesma filosofia de vida. Ele é maratonista, praticante da corrida de rua, e preza, assim como a esposa, que é nutricionista, pelo cuidado com a alimentação e bem-estar.