Franquia de segurança fatura R$ 55 milhões com 30 unidades pelo país

A distribuidora de equipamentos de segurança Castseg (www.castseg.com.br) faturou R$ 55 milhões em 2014 e, este ano, pretende expandir sua rede de franqueados para cidades pequenas. A companhia, que atende varejistas e instaladoras, já está presente em 10 estados brasileiros, com 30 unidades.

Fundada em 2001 pelo empresário Márcio Castilho, a Castseg tornou-se uma franqueadora em 2006; isso fez com que a companhia ampliasse sua atuação no mercado nacional. “Nosso plano é investir em cidades a partir de 100 mil habitantes, porque percebemos uma crescente demanda e queremos capilarizar o negócio”, conta Castilho.

A compra em escala é uma das vantagens aos interessados em se filiar à franquia, já que a aquisição de produtos da rede é realizada em conjunto pelas unidades. “A compra de um volume maior de itens é favorável aos fabricantes, e os franqueados, por sua vez, podem revender os equipamentos com margens melhores”, afirma o empresário.

Entre os itens comercializados pela Castseg estão: cercas elétricas, automatizadores, sistemas de alarme e circuitos fechados de televisão – são cerca de 5 mil peças vendidas mensalmente. As unidades da Castseg trabalham com um portfólio de 500 a 800 itens e têm como carro-chefe os equipamentos de sua marca própria, a Cast, que oferece hastes, fontes, plugs, bateria para alarmes e outros artigos.

A rede busca franqueados que desejam ingressar no ramo ou lojas já existentes que têm interesse em trocar de bandeira. Além disso, a matriz exige que o sócio administre o próprio negócio. Para gerir a unidade, o franqueado recebe um treinamento administrativo no qual aprende, inclusive, a dar suporte técnico aos varejistas para a instalação dos produtos.

Abrir uma franquia da Castseg custa a partir de R$ 120 mil e o tempo de retorno do investimento é de, no máximo, 30 meses. O faturamento, após pouco mais de um ano de operação, varia entre R$ 100 mil mensais (cidades com mais de 100 mil habitantes) e R$ 200 mil mensais (cidades com mais de 200 mil habitantes). A taxa de propaganda é fixa, de R$ 700, e a de royalties é de 3% sobre a venda. Até o final de 2015, a rede pretende alcançar faturamento de 70 milhões.

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