Foco na educação: Kumon prevê a abertura de 93 franquias em 2021

A primeira etapa do plano de expansão, que prevê a inauguração de 43 unidades, acontece ainda no primeiro semestre

O Kumon, maior franquia educacional do país, prevê a abertura de 93 unidades, em todas as regiões do Brasil, durante o ano. A primeira etapa do processo de expansão da rede será concluída ainda no primeiro semestre, com a inauguração de 43 franquias. Atualmente, a marca conta com mais de 1500 unidades em mais de 580 cidades.

O crescimento esperado pela rede, com relação ao número de alunos, em comparação ao ano passado, é de 14%. “O ano de 2020 foi totalmente atípico, mas de grande aprendizado. Passamos pela crise mundial, mas, se compararmos ao ano de 2019, no Brasil, conseguimos uma boa recuperação nos negócios, pois 35% da nossa rede conseguiu crescer e, por conta desses resultados, estamos otimistas para 2021”, diz Sr. Kazunori Watabe, presidente do Kumon América do Sul.

Inaugurações 2021

Até o final do ano, as cinco regiões do país irão receber franquias do Kumon, e o Sudeste concentrará a maioria delas. O estado de São Paulo receberá 36 unidades, serão sete no Rio de Janeiro, cinco em Minas Gerais e uma no Espírito Santo. A previsão para o Centro-Oeste são nove, sendo quatro no Distrito Federal, duas em Goiás, a mesma quantidade no Mato Grosso do Sul, e uma no Mato Grosso.

No Nordeste serão 11 novas franquias: quatro somente na Bahia, duas no Ceará e duas no Maranhão, e uma para cada um dos estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A região Norte terá mais seis que serão distribuídas da seguinte maneira: Amazonas (2), Amapá (1), Pará (1), Rondônia (1) e no Acre (1). Na região Sul serão 18: oito no Paraná, sete no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina.

Retomada

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a pandemia impactou o franchising. O momento mais crítico foi no 2º trimestre de 2020, quando o faturamento desse período caiu 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As redes de franquia, no 2º trimestre, realizaram um forte trabalho de adaptação à nova realidade de consumo de bens e serviços, provocado pelo isolamento social, e a reação veio logo em seguida, impactando em um aumento nas vendas desde o mês de agosto, o que elevou o faturamento no 3º trimestre.

No segundo semestre de 2020, as franquias do Kumon começaram a receber novos alunos e as matrículas voltaram a crescer. Cenário que se manteve até o final de ano e sendo superior ao mesmo período de 2019.

A rede encerrou 2020 com cerca de 90% do número de alunos, em comparação a 2019. A previsão para o final de 2021 é ultrapassar o número alcançado em 2019. “As aberturas, de norte a sul do país, representam o movimento para auxiliar a retomada econômica pós-pandemia, junto com o trabalho das franquias da rede. Nosso objetivo é apresentar a franquia Kumon como uma opção de negócio acessível para ajudar na retomada da economia e oferecer um serviço que ajudará muitas famílias, crianças e jovens, tanto agora no retorno às aulas presenciais ou no sistema híbrido, quanto no futuro, já que o Kumon desenvolve habilidades que podem ser utilizadas em todas as etapas da vida dos nossos alunos”, acrescenta Julia Yurika Shiroiwa, gerente de expansão do Kumon.