Foco na educação: Kumon prevê a abertura de 49 franquias na região sudeste

Atualmente a rede disponibiliza aulas online, presencial ou no modelo híbrido para atender as necessidades das famílias brasileiras

O Kumon, maior franquia educacional do país, prevê a abertura de 49 unidades, até o final do ano na região sudeste. O estado de São Paulo receberá 36, serão sete no Rio de Janeiro, cinco em Minas Gerais e uma no Espírito Santo. Atualmente, a marca conta com mais de 1550 unidades em mais de 580 cidades.

Mulher em pé ao lado de criança

Até o final do ano, a rede deve contar, com 93 novas unidades em todas as regiões do país. As inaugurações reforçam o movimento da marca para auxiliar a retomada econômica pós-pandemia.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a pandemia teve impacto negativo no mercado de franchising. O período mais crítico foi no 2º trimestre de 2020, quando o faturamento desse período caiu 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As redes de franquia, no 2º trimestre, realizaram um forte trabalho de adaptação à nova realidade de consumo de bens e serviços, provocado pelo isolamento social, e a reação veio logo em seguida, impactando em um aumento nas vendas desde o mês de agosto, o que elevou o faturamento no 3º trimestre.

Retomada

No segundo semestre de 2020, as franquias do Kumon começaram a receber novos alunos e o número de matrículas voltou a crescer. Cenário que se manteve até o final de ano e sendo superior ao mesmo período de 2019.

A rede encerrou 2020 com cerca de 90% do número de alunos, em comparação a 2019. A previsão para o final deste ano é ultrapassar o número alcançado em 2019. “As aberturas, de norte a sul do país, representam o movimento para auxiliar a retomada econômica pós-pandemia, junto com o trabalho das franquias da rede. Nosso objetivo é apresentar a franquia Kumon como uma opção de negócio acessível para ajudar na retomada da economia e oferecer um serviço que ajudará muitas famílias, crianças e jovens, tanto agora no retorno às aulas presenciais ou no sistema híbrido, quanto no futuro, já que o Kumon desenvolve habilidades que podem ser utilizadas em todas as etapas da vida dos nossos alunos”, acrescenta Julia Yurika Shiroiwa, gerente de expansão do Kumon.

Modelo de franquia Kumon

Com investimento inicial a partir de R$ 40 mil, é possível abrir uma unidade da rede. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é exigido formação universitária. É essencial identificar-se com a área, ter conhecimento básico de matemática e português, e desejável de Inglês, vontade de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, facilidade em lidar com públicos diversos (de crianças pequenas a adultos) e identificação com a filosofia do método Kumon.

O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês¹ para alunos de todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, o ensino desenvolve nos alunos de todas as idades a capacidade de aprender por si só. Além disso, o método estimula habilidades como a independência e a responsabilidade, além de ajudar na concentração e estimular o hábito do estudo diário. Os materiais apresentam conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior.