Feira Virtual de Franquia traz oportunidade para quem busca empreender na região Sul do Brasil

Evento on-line busca fomentar negócios nas cidades de Curitiba e Porto Alegre, com empreendimentos que solicitam investimento a partir de R$ 3 mil

Os curitibanos que estão em busca de ter o próprio negócio terão a oportunidade de participar gratuitamente da Feira Virtual de Franquias que ocorrerá no próximo dia 10 (quinta-feira), direcionada para empreendedores de Curitiba e região.

Serão mais de 50 marcas diferentes que participarão das reuniões virtuais com os investidores interessados em abrir uma empresa, sem a necessidade de sair de casa ou do escritório e que gerará oportunidades de negócios com investimento inicial que variam entre R$ 3 a R$ 600 mil.

A Feira Virtual de Franquia já contou com a participação de mais de 6000 pessoas durante as edições anteriores. A expectativa para esta edição de Curitiba é de no mínimo  cerca de 1.000 inscritos.

Essa tem sido uma grande experiência inovadora para quem quer comprar e vender uma franquia durante esse período de isolamento social. “A Feira Virtual veio para suprir as tradicionais feiras presenciais. Há muitas pessoas interessadas em abrir um negócio nesse momento. E esse é o nosso objetivo, levar esses investidores interessados mais próximos às franqueadoras, para que possam entender os detalhes do negócio e criar um relacionamento com as marcas”, explica Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia.

Região economicamente aquecida

A região Sul do Brasil há tempos vem se despontando pelo alto poder de consumo da população. No mercado de franchising esse cenário não tem sido diferente.

Segundo recente pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao segundo trimestre desde ano, a região Sul faturou R$5,038 milhões no franchising durante o período analisado. O número de redes cresceu 4%, passando de 921 marcas em 2019 para 960 redes. Quando o assunto é unidades esse crescimento foi ainda maior, 10%. Saltando de 16.469 no ano passado, para 18.159 operações.

Entre os segmentos que mais se destacam está o de alimentação com 4.582 unidades, o que representa 25,2% da participação no mercado; Saúde, Beleza e Bem Estar, com 3.504 unidades; Serviços Educacionais (2.236); Serviços e Outros Negócios (1.919), e Moda (1.784).

Em terras gaúchas

Além de uma oportunidade para quem busca empreender em Curitiba, a Feira Virtual de Franquia também abre as portas para novos negócios em Porto Alegre (RS) durante o evento on-line que ocorrerá no dia 24 de setembro.

De acordo com dados da ABF, referente ainda ao segundo trimestre deste ano, o número de redes atuantes no Rio Grande do Sul cresceu 8%, saltando de 539 marcas em 2019 para 580 em 2020. Já em número de unidades o crescimento também foi de 8%. O Estado tinha 5.620 unidades no segundo trimestre do ano passado e, este ano, somou 6.082 operações ativas.

Ainda segundo a Associação, o segmento de Alimentação puxou esse crescimento. Hoje são 1.512 unidades no Estado, o que representa 24,9% a participação em número de operações. Em seguida, estão os segmentos de Saúde, Beleza e Bem Estar que hoje contabiliza 970 unidades; Serviços e Outros Negócios (706), e Serviços Educacionais com 651 operações.

“O Rio Grande do Sul é uma das mais importantes regiões no país por ter a economia aquecida, ideal para quem busca expandir os negócios, inclusive para o segmento de Serviços. Somente no segundo trimestre deste ano, esse segmento cresceu mais de 46% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso levando em conta que ainda estamos em plena pandemia, porém mostra que o setor está favorável para investir”, avalia Ricardo Branco, diretor executivo da feira.

Opinião de quem participou e aprovou

Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero, rede especializada em lavagem ecológica, vem participando desde a primeira edição da Feira. Para ele, os encontros tem gerado importante networking, inclusive já com acordos fechados.

“O nosso negócio tem gestão simples e solicita investimento baixo, isso tem agradado muito aqueles que querem empreender com algo sustentável e que possuem pouco capital para abrir um negócio próprio”, diz o empresário. A Acquazero é a maior rede do Brasil em limpeza ecológica automotiva, com mais de 320 operações.