Expansão estratégica: Bibi renova lojas, amplia presença no Brasil e investe em canais integrados

No Brasil, marca tem como objetivo realizar o retrofit da rede de lojas para oferecer mais experiência e implantar 20 novas operações em diferentes regiões até o fim do ano

Há 17 anos no franchising, a Calçados Bibi é considerada a maior rede de calçados infantis da América Latina com mais de 150 operações entre Brasil e países latinos. Braço de varejo da indústria Bibi, que está há 76 anos no mercado calçadista, a marca vem investindo forte em projetos de inovação e expansão além das fronteiras brasileiras. Prova disso é a renovação das unidades em operação, visando transformar a loja em mais do que um local de compra de calçados, mas em um espaço de experiência para pais e crianças, visando o crescimento da rede em território nacional e em outros mercados. Para apoiar e alavancar ainda mais a missão de pintar o Brasil e o mundo de laranja, a empresa estará presente na ABF Franchising Expo 2025, entre os dias 25 e 28 de junho, no Expor Center Norte, localizado em São Paulo Capital.

“Para se manter competitivo no mercado é necessário sempre estar atento às necessidades do consumidor. Percebemos que, mais do que adquirir um calçado, as pessoas buscam viver experiências significativas dentro das lojas. Dessa forma, iniciamos o processo de retrofit em nossa rede. As unidades que passaram pela transformação já registram um aumento médio de 30% nas vendas, o que reflete uma conexão ainda mais forte com os clientes e com os novos hábitos de consumo que se consolidaram nos últimos anos. Por isso, a atualização das operações também demonstra nossa preocupação e atenção com a experiência durante a jornada de compra. Ambientes modernos, funcionais e acolhedores fortalecem nosso vínculo com o público e nos mantêm competitivos em um mercado em constante evolução”, comenta Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi.

A empresa também investe em inovação ano após ano. Atenta ao mercado digital, as vendas pelos canais online tiveram um incremento de 23,3% se comparadas ao mesmo período de 2023. A estratégia de multicanalidade fortaleceu e aprimorou as experiências de compra do cliente. Por exemplo, a operação de ship from store, que consiste em transformar pontos físicos em centros de distribuição para atender ao e-commerce, obteve um aumento significativo de 26%. “Essa expansão foi impulsionada pelo avanço da integração do estoque dos franqueados a nível estadual, proporcionando benefícios tanto para os lojistas, que contaram com um aumento nas vendas, quanto para os clientes, que desfrutam de entregas mais rápidas e econômicas”, explica Andrea Kohlrausch.

Paralelamente a renovação das operações no Brasil, a Bibi segue investindo no crescimento da rede de lojas. No cenário nacional, são esperadas 20 unidades até o fim deste ano com foco em cidades estratégicas e fortalecendo a atuação nas regiões onde já possui presença. A movimentação segue o propósito da empresa de fazer o bem para gerar boas lembranças e reforçar o compromisso da marca no desenvolvimento saudável das crianças. Já em âmbito internacional, a Calçados Bibi tem conquistado espaço em diversos mercados, potencializando sua presença global. Atualmente com 22 operações internacionais, a empresa busca ter 100 pontos físicos no exterior até 2030. Para este ano, a meta visa 15 novas aberturas, abrindo portas em mercados inéditos, como na África.

“A Bibi já está presente em mais de 60 países em todos os continentes. Desde a década de 70 exportamos calçados infantis, que são reconhecidos sempre pelo conforto e qualidade dos produtos não tóxicos, uma exigência para ingressar em diversos mercados internacionais. A exportação abriu portas para a chegada das lojas físicas, ampliando ainda mais a experiência de consumo além das fronteiras brasileiras. A Bibi conta com uma rede de lojas na América Latina e Central e, agora, parte para novos desafios, como a ampliação e o fortalecimento da marca em países como Peru e Equador, além de aberturas futuras na América do Norte e na África”, revela a executiva.

Ainda com foco no mercado exterior, a Bibi revela que houve um aumento de mais de 20% na exportação para os países parceiros dos calçados fabricados nas fábricas de Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia, neste início de 2025. O mercado internacional é um braço estratégico da empresa. No último ano, a companhia iniciou o processo de exportação para Angola, e retomou o envio de calçados para os mercados da Argentina, Palestina, Tanzânia, Armênia e Israel. Em 2025, a calçadista almeja um aumento de 43% na exportação de calçados.

“Desde a década de 90, exportamos calçados da Bibi com marca e design próprio para países nos cinco continentes. Neste ano, estamos em uma crescente e registrando um aumento no envio de produtos para o mercado exterior, principalmente agora que retomamos a exportação em volume maior para a Argentina, que era um país responsável por 40% das vendas via este canal. Também abrimos novas frentes para a venda dos calçados para consumidores do Paraguai, Venezuela e República Dominicana”, ressalta a presidente da Calçados Bibi.

A participação na maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, é um termômetro para medir a busca por interessados em apostar neste setor que está em amplo crescimento. “A participação da marca neste evento reforça o posicionamento no mercado tanto de moda infantil quanto de franquias. Nosso objetivo é pintar o Brasil e mundo de laranja. Nosso plano é de finalizar o ano com mais de 180 operações e levar para os pés das crianças um produto de qualidade, não tóxico, confortável e ligado às principais tendências mundiais. Tudo isso, seguindo nosso propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças”, finaliza Andrea Kohlrausch.