Escolha de colchão para idoso demanda cuidados redobrados

Especialista da Euro Colchões explica quais pontos devem ser analisados para aprimorar as noites de sono na terceira idade e prevenir desde dores musculares até problemas como diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade

“Uma boa noite de sono pode definir a qualidade do nosso dia”. Se esta frase já se mostra verdadeira entre os mais jovens, ela é ainda mais adequada no caso dos idosos. Com o passar dos anos, os músculos e articulações ficam cada vez mais sensíveis, e também crescem as chances de desenvolver problemas como diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade. Felizmente, a ciência demonstra que um repouso adequado é capaz de ajudar na prevenção de todos estes problemas que afetam a terceira idade. Entretanto, para garantir os benefícios, é preciso estar atento a uma série de elementos, caso contrário a noite pode se tornar um pesadelo.

Uma das chaves de um sono tranquilo e completo é o colchão. Há cinco anos, Fernando Cataldo, especialista em Treinamento e Desenvolvimento da Euro Colchões, uma das principais empresas de colchões do Brasil, estuda a importância deste elemento para melhorar as noites dos seus clientes. “É comum perceber que o idoso possui desgastes ósseos e musculares maiores, tendo mais dores de coluna e de corpo. Portanto, é preciso ter ainda mais cuidado ao buscar colchões que atendam às necessidades deste cliente”, afirma Fernando.

Para assegurar um descanso tranquilo, Cataldo lista algumas dicas essenciais na hora de comprar um colchão para os mais velhos.

1 – Experimente à vontade

Para Fernando, a melhor hora para escolher um colchão é quando não se tem pressa. O ideal é que o cliente deite, fique à vontade e experimente todas as posições nas quais costuma descansar.

2 – Procure lojas especializadas

Comprar um colchão, atualmente, é considerado uma ação voltada para a saúde do consumidor. Por isso, é importante procurar lojas especializadas na prestação deste serviço. “Na Euro Colchões, nós temos produtos que acomodam a coluna, trazendo melhor conforto e disposição para o dia inteiro. Por isso, somos conhecidos como uma das melhores redes de colchões do Brasil”, afirma o especialista.

3 – Esqueça velhos hábitos

A tecnologia envolvendo a indústria do sono evolui com o passar dos anos. Por isso, segundo Cataldo, é necessário que “esqueçamos velhos hábitos que conhecemos sobre os colchões”. Um exemplo dado pelo especialista é o caso dos modelos que utilizam caixotes de madeira e espuma, que eram vendidos como “ortopédicos”, prometendo melhores noites de sono e menos dores no corpo. Entretanto, hoje é comprovado que esse produto não cumpre com suas promessas, ou seja, ele não tem verdadeiras características ortopédicas.

4 – Espumas e molas: tecnologia e conforto para idosos

Desmentindo a ideia de que os colchões de madeira sejam ortopédicos, Fernando Cataldo explica que uma das melhores opções para os idosos – e para todos os demais grupos de idade – é a que junta molas ensacadas e espumas especiais, conhecida como tecnologia híbrida.

“Esses colchões são especiais pela sua composição. Na estrutura, as molas sustentam o peso da pessoa que está deitada, provendo sustentação e firmeza. Já a espuma entra para aliviar e espalhar este peso, permitindo que o colchão se molde ao corpo da pessoa, entregando conforto. Isso evita que ela fique se mexendo na procura de uma posição mais confortável”, diz Cataldo.

Para o especialista da Euro Colchões, a melhor forma de obter um bom repouso é aproveitar todos os estágios do sono sem interrupção. Por isso, é importante que sejam analisadas as propriedades de cada modelo, além de experimentá-lo sem medo.