Desde produtos ecológicos até o consumo consciente de água, mercado cobra cuidados com o meio ambiente

Conscientização e preocupação com práticas sustentáveis está ainda mais em alta e tem levado empresas a repensarem seu papel

Que as nossas ações são responsáveis pela agressão ao meio ambiente, já está claro. A pandemia deixou isso ainda mais em evidência: segundo a revista científica Nature Communications, a emissão de dióxido de carbono (CO2) na pressão atmosférica teve redução de 8,8% nos primeiros seis meses de 2020 quando comparados ao mesmo período de 2019. E, embora essa perspectiva seja positiva, o fato é que muito ainda precisa ser feito. É o que diz, inclusive, um estudo realizado pela Getty Images e a plataforma Visual GPS.

No levantamento, 91% acreditam que a maneira como tratamos o planeta hoje terá, no futuro, grande impacto e outros 81% esperam que as empresas sejam conscientes ambientalmente. Se cada vez mais o público segue consciente e vigilante no que diz respeito a essas práticas, as empresas, atentas ao mercado, têm procurado alternativas sustentáveis, tanto em suas práticas quanto em produtos e matérias-primas. É o caso, por exemplo, da rede Limpeza com Zelo, especializada em residências, escritórios e endereços comerciais.

De olho nessas tendências e com a preocupação constante sobre as práticas ambientais, a rede reestruturou toda a sua operação em três pilares: desinfetante hospitalar ambientalmente responsável; utilização de aspiradores com filtro HEPA, que melhora a qualidade do ar interno e diminui a necessidade de limpeza do ar condicionado; e economia de água e produtos químicos com selos de qualidade e certificados pela ANVISA. Para Renato Ticoulat, executivo da franquia, unir a proposta do negócio com valores ambientes é fundamental para o que queremos construir quanto sociedade.

“Sempre fui enfático no quanto a limpeza é fundamental, não só por questões estéticas, mas principalmente pela saúde. E a pandemia nos escancara isso, já que a preocupação com o que vem depois também é válida e muito necessária”, pondera o executivo. A rede, que atua desde 2002, sempre buscou inovações em termos de produtos, equipamentos e metodologias, que além de eficazes, fossem também ecologicamente sustentáveis. Não à toa, é uma das primeiras empresas do ramo no Brasil que possuem Certificação Green Buildings, na categoria EB-OM (Green Cleaning), que possibilita um alto grau de desinfecção sem o uso de água; uma forma, inclusive, de economia e preservação ambiental.