Covid 19: mercado pet mostra sua força e resiliência e apresenta bons números durante pandemia

139,3 milhões de bichinhos espalhados pelo Brasil. Esse é o número, levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua última pesquisa. Não à toa, o Brasil se tornou o 2º maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os EUA. O mercado pet nacional, e talvez até em alguns outros países mundo afora, é um dos mais sólidos que existem, porque mesmo em tempos de crise não há diminuição considerável no consumo de produtos. Com o confinamento os donos reforçaram ainda mais os cuidados com os peludos que vão desde alimentação, higiene até saúde.

Mesmo com o cenário turbulento atual, o setor é um dos poucos que conseguem manter o otimismo, já que conseguiu manter seu consumo através de um canal de venda diferente, o e-commerce, que faturou mais de R$ 1,6 bilhões em 2020 pela plataforma segundo dados do Instituto Pet Brasil. A expectativa para o segmento pet no Brasil é de uma alta de 4,6% neste ano em relação aos valores do ano anterior, segundo a consultoria Euromonitor. A estimativa é que, até 2025 o mercado cresça 42,7% na comparação com 2020.

Consumo que vai além da ração

Quando falamos que o mercado pet está mesmo crescendo, e há consumo de tudo o que é possível imaginar, isso é mais do que realidade: a ração ainda figura no topo do mercado, com 94% dos gastos, seguido por produtos de higiene (61%) e brinquedos (43%).

Porém, os cuidados com a saúde figuram também como gastos frequentes, principalmente quanto as idas ao veterinário e compras de remédio e tratamentos. Quem lidera essa lista é: vacinas (57%) e remédios (54%), e a consulta ao veterinário fica em 4º lugar, com 44% dos gastos mensais. Sim, eles são bem (mesmo) cuidados.

Esses números, divulgados pela Pesquisa Comportamento do Consumidor: PETS, realizada pelo Opinion Box, ainda revelam que os donos de pets gastam mais com cuidados veterinários (43%) e com alimentação (36%). A pesquisa ainda mostra que os 78% dos “pais” gastam, em média, R$ 100 com a saúde dos peludos de estimação. Além disso, outro dado que conta bastante é: 52% dos donos gastariam o que fosse necessário para manter seus animais seguros e saudáveis. Ou seja: não medem esforços para dar a melhor vida para seus pequenos companheiros.

É o caso da Fórmula Animal, farmácia de manipulação veterinária em Guarulhos. “Os tempos estão mais desafiadores e, mesmo, com um atraso em nossa abertura, prevista para o meio do ano, estamos bastante otimistas por conta da variedade de produtos ofertados para os pets que vão desde medicamentos manipulados, linha de embelezamento até terapias alternativas e uma linha natural”, pontua Rodrigo Macedo, franqueado da rede.

Guarulhos é destaque em levantamento sobre cidades empreendedoras

Infraestrutura, PIB elevado e alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)! Esses são alguns dos pilares que impulsionam o crescimento de Guarulhos no levantamento da Endeavor, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), sobre Índice de Cidades Empreendedoras.