Em alta, mercado pet incentiva novas franquias com propostas inovadoras

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), segmento deve encerrar 2023 com crescimento de 11,6%

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro país em faturamento no ramo, com 4,95% do mercado global, atrás apenas dos Estados Unidos (43,7%) e da China (8,7%). Ainda de acordo com a entidade, a indústria deve encerrar 2023 com um faturamento de R$ 46,8 bilhões, um crescimento de 11,6%.

Parte dessa alta se justifica pela população de pets no Brasil, que chegou a 150 milhões, dos quais mais de 85 milhões são cães e gatos, segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil. (IPB). Um levantamento da Abinpet ratificou que 56% dos domicílios têm pelo menos um cão ou gato. Com isso, novas franquias têm surgido para atender esse mercado.

Mercado de franquias

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Serviços e Outros Negócios, em que se encaixam franquias do ramo pet, cresceu 11,8% no terceiro trimestre. Novidades, como a rede Perto Pet, iniciaram as operações em 2023.

A franquia é especializada em banho e tosa e tem como princípio estar perto do tutor por meio de uma operação ágil em unidades compactas, de fácil instalação em condomínios, postos de gasolina e galerias.

A rede oferece o serviço de banho afetivo, em que o próprio tutor pode lavar o pet usando a estrutura da franquia. “Por uma questão de conexão, em vez de deixar o cão e buscá-lo depois de algumas horas, muitos donos preferem dar o banho”, comenta Junior Talhaferro, sócio da Perto Pet.

Segundo Talhaferro, em um ano a Perto Pet projeta 50 unidades e cerca de 500 em três. Até março de 2024, a franquia já tem a projeção de inaugurar unidades em São João da Boa Vista (SP), São Paulo, Guarapuava (PR) e em Barueri, no distrito de Alphaville.