A ideia de morar em outro país sempre foi latente ao brasileiro, seja por status social ou em busca de oportunidades e mais qualidade de vida. Com a pandemia, esta opção ganhou mais força e muitas pessoas estão escolhendo seu destino no mapa. Para enfrentar essa mudança de maneira segura, a dica é apostar em franquias que estão internacionalizando suas marcas.
Muitos franqueadores estão investindo neste novo modelo de negócio, já que as franquias brasileiras vêm conquistando espaço no exterior e o segmento, atraente e promissor, oferece alternativas para quem quer sair do país, mas com um negócio próprio. Outro ponto importante é que os empresários podem explorar globalmente seus serviços e produtos e terem a chance de ingressar em um mercado ainda não atendido.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF),existem cerca de 163 franquias brasileiras operando em 106 países. Os EUA são o principal destino, com 61 marcas, seguido de Portugal e Paraguai, com 41 e 36 respectivamente. Algumas oferecem vantagens competitivas e estão conquistando espaços internacionais, como a CleanNew, rede especializada em blindagem e impermeabilização de estofados, que com um investimento de R$ 34.600 começou seu processo de expansão internacional em 2019 com negociações em Bogotá, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina, além de viabilizar a primeira unidade própria em solo norte americano, em Miami, nos EUA. Em 2021, já tem confirmada a abertura de franquias em Orlando e Boca Raton, nos EUA; Barranquilla, Cali e Medellín, na Colômbia; e em Madri, Maiorca e Barcelona, na Espanha.
Outra rede que acaba de internacionalizar suas atividades é o Mr. Fit, pioneira em fast food de alimentação saudável. Comandada pela empresária Camila Miglhorini, a marca quer explorar globalmente seus serviços e produtos 100% saudáveis e, para isso, cruzou o oceano e desembarcou em Lisboa, Portugal. Prestes a completar nove anos de existência, o Mr. Fit conta com mais de 500 franquias espalhadas pelo Brasil e oferece seis modelos de negócios, incluindo microfranquia. De acordo com as previsões de Camila, a rede vai encerrar o ano de 2021 com um faturamento na casa dos R$ 90 milhões. Já para 2022, a meta é continuar com a abertura de novas unidades fora do Brasil e atingir o montante de R$ 180 milhões.
Já a Anjos Colchões & Sofás, que possui um investimento inicial de R$300 mil, é uma rede especializada em colchões e estofados e também está apostando na internacionalização para expandir sua marca. Com um ritmo acelerado de crescimento, tem como objetivo chegar a 500 unidades nos próximos cinco anos, já conta com suporte de franqueados que atendem em território estrangeiro. Cinco delas estão localizadas em cidades do Paraguai, incluindo a capital Assunção. Atendendo padrões e normas internacionais de qualidade e segurança, a franquia se tornou uma das maiores do País, presente em 14 estados e mais de 136 lojas.