Conheça as dez cidades com mercado de público jovem mais promissor no Brasil

Brasília, Juiz de Fora, Goiânia, Natal e João Pessoa são as melhores cidades para investir em negócios voltados para o público universitário. Cinco capitais do Nordeste e do Norte – Aracaju, Manaus, Salvador, Teresina e Fortaleza – completam o ranking dos 10 municípios mais promissores para investimentos ligados ao público acadêmico.  

O estudo realizado pela Goakira Consultoria e Gestão de Rede de Negócios abrange as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes e, além do número de instituições de ensino superior, considera o percentual de jovens com idade entre 18 e 34 anos e a renda média em cada município.  

Segundo Deborah Machado, consultora sênior da Goakira Consultoria, a faixa de alunos entre 18 e 34 anos representa 80% do total do público universitário brasileiro. “Hoje, temos pessoas entrando na universidade e se formando cada vez mais tarde”, explica a consultora. “É uma mudança de público que talvez as pessoas e as próprias empresas não estejam enxergando, mas que vem muito como resultado dessa acessibilidade à educação ocorrida nos últimos anos. Hoje, pessoas com mais de 30 anos, que antigamente não conseguiriam cursar uma faculdade, agora estão conseguindo”. 

Para a montagem do ranking, as 20 primeiras cidades do país em quantidade de instituições de ensino foram analisadas quanto à concentração de público jovem versus a população total do município. A seguir, os 10 primeiros municípios com maior concentração de jovens foram ranqueados de acordo com a renda média domiciliar. Brasília, por exemplo, conta com 104 instituições, tem um percentual de jovens de 25,96% – um a cada quatro moradores encaixa-se no perfil – e renda média familiar de R$ 8,6 mil. 

Embora apresente menor número de instituições de ensino que a terceira colocada, Goiânia, a cidade mineira de Juiz de Fora ficou em segundo lugar por registrar renda média domiciliar maior do que a capital goiana. Grandes capitais – como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre – não figuram na lista por apresentarem concentração de jovens de 21%,enquanto a média das 10 primeiras cidades ranqueadas é de 24% – 3% pontos percentuais a mais. 

Não é coincidência que Juiz de Fora seja a terra natal da maior rede de organização de formaturas do país, a VIVA Eventos. Fundada por um grupo de amigos universitários em 2005, a companhia é um exemplo bem-sucedido de empreendimento neste nicho de mercado. A VIVA realiza mais de 1,2 mil festas por ano, entre bailes de gala, colações, jantares dançantes, eventos religiosos e pré-eventos, além do cerimonial, planejamento, arrecadação e execução de cada etapa. São mais de 200 cidades atendidas por 27 unidades.

Para o CEO da empresa, Renato Filgueiras, empreender no setor exige energia de sobra para acompanhar o ritmo dos formandos. “Trabalhar diretamente com o público universitário é um desafio, mas também é recompensador. Estamos diante de um dos momentos mais emblemáticos da vida desses jovens, e por isso o nível de exigência por eventos cada vez mais personalizados é muito alto. As tendências de músicas, cores, sabores e atrações recreativas sempre mudam de ano a ano, mas persiste o senso de exclusividade.”

Segundo a consultoria, as regiões Norte e Nordeste apresentam carência de investimentos em operações que não sejam voltadas ao turismo. Por isso, o estudo demonstra haver outras oportunidades de negócio que, aliadas à baixa concorrência, podem trazer bons resultados ao investidor que decidir empreender nessas regiões.

O mercado promissor está nos planos de expansão da Empório do Aço, uma das maiores joalherias especializadas em aço hipoalergênico e fotogravação no mundo. Desde 2011, é pioneira no mercado com produtos 100% em aço e um serviço único de personalização. Com mais de três mil opções em joias masculinas, femininas, entre anéis, pulseiras, correntes e brincos, a empresa opera em modelo de franquias desde 2012 e já conta com mais de 250 unidades pelo Brasil e cerca de 100 unidades no exterior (Portugal, Paraguai, França, México, Colômbia e Espanha).

Além de marcas especializadas em atender o público universitário, as cidades do ranking também são atrativas para negócios que caíram no gosto da nova geração. É o caso da Oakberry, rede de alimentação saudável focada em açaí. A empresa se dedicou na criação de produtos que aliam conceitos cada vez mais relevantes para os jovens: agilidade, conveniência e saúde. A rede, que já possui mais de 140 unidades e mais de 1 milhão de açaís vendidos, apresenta taxa de lucratividade acima de 20%.