Casal que juntou dinheiro e criou lavanderia econômica, agora vê no segmento de limpeza de estofados a oportunidade de atingir o público A e B

Rede acaba de chegar no franchising e espera faturar R$ 1 milhão em 2023

A alta demanda com cuidados de limpeza em estofados cresce a cada ano no Brasil. Essa preocupação nos cuidados principalmente com o sofá e colchões se tornou relevante na pandemia, que fez com que as pessoas mudassem alguns hábitos e levantasse um alerta na higienização pessoal e limpeza dos ambientes.

A preocupação com bactérias, germes e fungos ficou mais evidente e gerou uma corrida na procura por serviços como higienização e blindagem dos estofados. Essa preocupação ocorreu tanto nas residências como também por parte das empresas.

Por ser considerado um dos itens mais utilizados e também mais caros de uma residência, os sofás exigem um cuidado maior na higienização, principalmente para quem tem criança e animal em casa. Essa demanda despertou a atenção do empresário Fernando Vigato, de 38 anos, para lançar no mercado a microfranquia eLimp Estofados, especializada em higienização de estofados. A marca faz parte do grupo eLav Franchising, uma rede de lavanderias com mais de sete anos de experiência no mercado, presente em quase todos os estados brasileiros.

Empreendedor desde criança

Vigato sempre gostou de fazer negócios. Quando criança comprava, vendia e trocava bicicletas, bonés e qualquer tipo de brinquedos entre seus amigos. Aos 18 anos teve seu primeiro negócio próprio, uma pequena fábrica de chinelos que conduzia junto a um amigo. Porém, a imaturidade e falta de estudo de mercado fez com que pouco tempo os amigos desistissem do negócio.

“A falta de experiência fez com que não formatássemos corretamente o preço dos chinelos. Produzíamos as peças e na hora de sair para vender o custo estava muito acima do preço praticado pelo mercado. Então desistimos”, relembra Vigato sobre a necessidade de fechar as portas do primeiro negócio.

Mas ele não desistiu. Guardou dinheiro ao longo de sete anos para abrir um novo empreendimento, desta vez optou pelo franchising por ser algo já formatado e com a expertise de mercado. Porém, o capital que tinha não era suficiente, então convidou sua namorada na época que completou o restante do investimento e se tornou sócia em uma rede de escolas. Mas ela também se tornou sócia na sua vida e hoje estão casados.

Tempos depois, eles venderam a operação por três vezes mais do valor que gastou para montar. O dinheiro serviu para Vingato criar a sua própria rede de franquia, uma lavanderia econômica com serviços a partir de R$ 2. Depois de popularizar na lavanderia, viu a oportunidade de atingir o público A e B, mas com um novo serviço de limpeza, o de estofados.

“A Covid veio acentuar a necessidade de manter os ambientes limpos, e o estofados com o uso diário são os vilões de ácaros e bactérias, e com os números de condomínios aumentando, bem como a renda per capita, apostamos em um novo negócio com solicita investimento bem barato, e voltado ao público final da classe A e B. O filão dos serviços são os combos, e não apenas a higienização”, explica o empresário.

Já nasceu como franquia

A marca nasceu em 2023 na cidade de Varginha, interior de Minas Gerais, e já entrou para o franchising neste mês de março. Na eLimp o cliente recebe uma ficha técnica do profissional que fará o serviço, sendo que essa pessoa tem todo o histórico estudado pela marca. Os produtos usados pela franquia são os melhores do mercado, sendo produtos não inflamáveis, que não causam risco para a saúde dos clientes.

Serviços prestados

A eLimp oferece os serviços de lavagem e blindagem em estofados, além da higienização em colchão, travesseiro, poltrona, bancos, sofás, cadeiras, almofadas, e hidratação de couro, com um tempo médio de 3 a 4 horas para execução de cada serviço.

Fernando explica que entre um dos grandes diferenciais da empresa de lavagem a seco está no uso de produtos à base de água, que não agridem ao meio ambiente e ainda representa uma segurança maior para o cliente, enquanto que a grande maioria das empresas de blindagem de estofados utilizam produtos inflamáveis, que são à base de solvente.

Método exclusivo

A eLimp conta com um método exclusivo da marca, o eProtect que elimina até 99,9% de bactérias, vírus e ácaros do seu estofado. O método previne doenças e leva mais saúde e bem-estar para toda a família. Além da lavagem e blindagem de estofados, o serviço eProtect gera uma proteção maior ao cliente. Neste serviço é utilizado dois processos de extermínio de vírus, bactérias e ácaros. Um processo com a utilização de produto específico em conjunto com a aplicação de um processo de luz UV.

Modelo de negócio

O modelo de negócio da eLimp é enxuto e com baixo investimento, o que transforma o negócio em uma operação simples e com alta lucratividade tendo um ticket-médio em torno de R$800 por serviço prestado, uma vez que o franqueado costuma fazer mais de um serviço, o seja, um combo.

A eLimp tem formato exclusivamente home office e solicita investimento inicial de R$ 26 mil, já incluso a taxa de franquia de R$ 10 mil, mais R$ 1 mil de capital de giro e R$ 15 mil para compra de produtos, equipamentos e marketing inicial nos três primeiros meses de operação.

O negócio pode ser operado pelo próprio franqueado que também será responsável pela captação dos clientes, ou poderá colocar um ou mais funcionários para execução dos serviços. O faturamento bruto médio mensal é estimado em R$ 15 mil, com lucro líquido de 70% e retorno previsto do investimento entre 3 e 9 meses.

A franqueadora oferece exclusividade de área para cidades até 50 mil habitantes, a partir desse porte, o franqueado tem direito de preferência por uma área (região) que quer empreender em municípios maiores.

Perfil do franqueado

Para empreender com a eLimp, Vigato conta que é necessário ser proativo, noção de gestão e capacidade comercial.

Para aumentar o ticket-médio o franqueado deve conhecer muito bem os serviços e benefícios e saber vender, com isso, conseguirá a venda agregada dos atendimentos, como por exemplo, higienizar o sofá e o cliente aproveitar para também limpar o colchão ou a poltrona, etc. A recomendação é que a limpeza em estofados deve ser feita, em sua grande maioria, a cada seis meses para garantir mais que estética e a conservação da peça, priorizando a saúde do cliente, e assim, realizando atendimentos variados a esse mesmo consumidor, mesmo que em momentos diferentes, o que torna o negócio uma franquia recorrente”, enfatiza o empresário.

Expansão da franquia

A eLimp já chega ao mercado com três unidades franqueadas e uma própria nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará, além de mais duas previstas para serem ativas em abril no estado de Minas Gerais e Paraná.

Com esse mercado aquecido, além modelo atrativo para quem está em busca de empreender em um negócio que exige pouco capital, implantação estimada em até 30 dias e payback rápido, a expectativa é encerrar 2023 com 60 unidades ativas espalhadas por todo o Brasil e faturamento de R$ 1 milhão no primeiro ano de franquia.

Fernando não descarta um plano de internacionalização para a marca, mas conta que o foco nesse momento é crescer pelo Brasil.

“A eLimp tem um formato leve de gestão, mas claro, que assim como todo negócio é necessário o empenho do franqueado para fazer acontecer. Esse é um mercado em que o aumento da demanda surgiu com a preocupação dos brasileiros com a limpeza e higienização de suas casas. O trabalho home office trouxe mais sujeira para dentro das residências. Estamos confiantes e acreditamos que a franquia eLimp tem tudo para ter uma expansão rápida, assim como aconteceu com a outra marca do nosso grupo”, finaliza Fernando Vigato, fundador e diretor executivo da franquia eLimp.