Casa do Construtor desenvolve curso gratuito de Técnica de Vendas em parceria com o UOL

Iniciativa visa combater a escassez de mão de obra sem qualificação presente nos mais diversos setores da economia

Se de um lado, o noticiário aponta que a taxa de desemprego atingiu a menor marca (8,7%) em 22 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a falta de qualificação ainda se mostra uma pedra no sapato tanto de quem procura por uma ocupação quanto das empresas que necessitam contratar. Prova é que, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de recursos humanos ManPowerGroup, a falta de mão de obra especializada nos mais diversos setores aumentou 81% no Brasil em relação ao ano anterior, fazendo com que o Brasil ocupe a nona posição no ranking de países com este déficit. A fim de diminuir este gargalo, a iniciativa privada vem oferecendo cursos gratuitos de qualificação. É o caso da Casa do Construtor que, em parceria com o Portal UOL, acaba de lançar o “Programa Construindo Talentos”, projeto focado em cursos livres, gratuitos e com certificado. Técnica de vendas é o primeiro tema, mas a intenção é oferecer aulas nas áreas de Logística, Mecânica e Administração.

O curso é destinado ao público em geral, tanto aos que buscam uma colocação no mercado de trabalho ou, até mesmo, visam a posições melhores. Além disso, a iniciativa também se justifica na medida em que a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina se expande e necessita de mão de obra qualificada para suas operações. Atualmente, são mais de 520 lojas espalhadas pelo Brasil, além de operações em mais dois países.

“Este projeto foi desenvolvido em linha com os propósitos de sustentabilidade e de contribuição para a sociedade que a Casa do Construtor tem. Desta forma, a ideia é fornecer treinamento e qualificação gratuitamente. Por meio das aulas, as pessoas poderão aprender e aprimorar soft skills ligadas a vendas e negociação”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos da Casa do Construtor, Ana Paula de Barros.

Mas, o projeto vai além. “Muitos dos nossos franqueados sofrem com a escassez de mão de obra especializada. Para se ter ideia, há aqueles que têm interesse e capital para abrir outras unidades, mas sofrem com este problema. Assim, este curso também servirá como uma espécie de “banco de currículos”, em que poderemos selecionar aqueles profissionais com melhor desempenho e, caso tenham interesse, indicaremos para trabalharem em unidades que necessitem de pessoal, explica.

Para atrair público, as aulas apostam no dinamismo, com foco nas mais modernas tendências do mercado. Para isso, contam com profissionais experientes, com carreiras de sucesso totalmente focadas em vendas e empreendedorismo. Entre esses está José Ricardo Noronha, consultor, professor e palestrante, também conhecido como o “Evangelista das Vendas”. “As vendas mudaram muito nos últimos anos e essa atualização para entender as atuais tendências do mercado é de extrema importância para quem tem interesse em ser um bom vendedor”, diz a coordenadora.