Bibi acelera projetos de transformação digital

Lojas passaram a priorizar iniciativas com a chegada da pandemia de COVID-19

A Calçados Bibi já estava à frente de várias iniciativas com foco no cliente e na digitalização do Varejo. Com a chegada da pandemia de COVID-19 no Brasil, a rede com 120 unidades acelerou ainda mais os projetos de transformação digital, que começaram a ser desenvolvidos em 2017. A meta agora é consolidar as competências dos canais digitais da rede de franquias utilizando as ferramentas disponíveis. De janeiro a julho deste ano, houve um crescimento de 238% dos canais digitais. Com isso, a marca conseguirá dobrar as vendas efetuadas nos canais digitais, quando comparamos os números com o mesmo período em 2019.

Entre os projetos, temos a Prateleira Infinita, que é a integração entre as lojas físicas e o canal online. Se o cliente está em uma unidade e deseja um produto que não tenha disponível na loja, a consultora de vendas pode efetuar a venda retirando o produto do centro de distribuição do e-commerce e o cliente opta se quer retirar o produto na loja ou se prefere que a entrega seja feita em casa. O contrário também acontece, por meio do Clique & Retire, pois o consumidor pode comprar online e retirar na loja de sua preferência.

Há também o Bibi Delivery e Bibi Home. Aqui, o cliente fala com a vendedora pelo WhatsApp, recebe as fotos dos produtos, faz o seu pedido, efetua o pagamento pelo celular via link e recebe o calçado em casa. Uma das modalidades que cresceu muito durante a pandemia foi a Entrega Expressa. Neste caso, as lojas da Bibi atuam como mini centros de distribuição do e-commerce, considerado pela marca uma frente de loja. “Hoje, a rede consegue ter acesso ao estoque das unidades. Assim, quando um cliente compra pelo e-commerce, se o produto está disponível em uma das lojas da Bibi, de acordo com a proximidade do CEP do consumidor, a venda é faturada para a unidade em questão e a entrega do produto é realizada em até 24h. A venda é faturada para o e-commerce e tem o produto enviado do CD central apenas se não existir lojas da Bibi próximas ao endereço do cliente. Porém, essa distância varia de acordo com a região e o estado”, finaliza a presidente, Andrea Kohlrausch.