Água Doce Sabores do Brasil conquista novamente o Selo de Excelência em Franchising ABF 2024

Reconhecimento organizado pela Associação Brasileira de Franchising é concedido com base em uma pesquisa independente com os franqueados da rede

A Água Doce Sabores do Brasil, rede focada na proposta de casual dinner com 80 restaurantes, foi uma das chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2024. O prêmio oferecido está na sua 33ª edição e atualmente reconhece 227 marcas nas categorias Mega, Máster, Pleno e Sênior. A empresa fundada em 1990 e comandada por Delfino Golfeto por 19 vezes consecutivas foi reconhecida com a chancela. A Água Doce é conhecida nacionalmente pelos Escondidinhos, carro-chefe da marca, além de ter um cardápio que reforça a brasilidade, com ingredientes regionais de todo o País e uma coquetelaria com uma extensão opções de bebidas.

Para estar presente e levar ainda mais conhecimento e alinhamento para os franqueados, a rede desenvolve diversos projetos de aprimoramento operacional e gerencial na Universidade Corporativa, comandada pela franqueadora e que proporciona uma infinidade de treinamentos on-line e webinars para explicação de cada novo processo e para apresentação dos alimentos e novos pratos. A marca também investe em novos equipamentos e modernização da cozinha, que auxiliam na produção e efetividade de elaboração das receitas e para desenvolvimento de marcas próprias com o Gin Água Doce e os temperos prontos, para que os consumidores possam levar um pouquinho do sabor dos restaurantes para dentro de casa.

“Ser chancelado com o Selo de Excelência em Franchising por mais um ano mostra que estamos no caminho certo, continuando nossa história de 34 anos de sucesso no mercado de franquias. A conquista é fruto do esforço de toda nossa equipe, principalmente dos franqueados e colaboradores que atuam nos restaurantes. Isso evidencia o trabalho desenvolvido junto a rede, sempre pensando na evolução do negócio e em melhorias constantes em diferentes áreas. Além de atender às necessidades dos consumidores ao oferecer refeições brasileiras de qualidade, prezamos pela relação próxima com os franqueados para seguirmos evoluindo ainda mais. Continuaremos desempenhando nosso trabalho com excelência, para que a conquista do selo se repita por muitos anos consecutivos”, revela o presidente da Água Doce, Delfino Golfeto.

Há 11 anos, a Água Doce foi eleita como a Melhor Franqueadora do Brasil pela ABF. Já em 2016, a marca entrou para o “Hall da Fama” da entidade, em um painel em que constam somente as empresas premiadas; e em 2011 e 2022, a rede conquistou o prêmio de franqueado do ano. Renato Munhoz, franqueado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi premiado pelo projeto voltado para os colaboradores das unidades há 12 anos, e André Ribeiro, franqueado em Araraquara, também no estado paulista, foi escolhido com o case ‘Delivery para todos’, por suas iniciativas e práticas voltadas ao delivery durante a pandemia.

A marca, que completou 34 anos, celebra o crescimento de aproximadamente 20% em faturamento e 5% no número de novas operações, chegando a cidades como Guarapuava (PR) e Itapetininga (SP). Para este ano, a meta está em ampliar a presença pelo País, com implantação de 10 restaurantes, principalmente em municípios com mais de 100 mil habitantes, e aprimorar a presença digital para melhorar a experiência dos clientes. Em 2024, a empresa almeja incrementar a receita em 20%. Para quem deseja fazer parte da Água Doce, o investimento do modelo Express é de R$ 594 mil; do formato Delivery é partir de R$ 460 mil; e do modelo Máster é a partir de R$ 690 mil. Os valores incluem a taxa de franquia, capital de giro e instalação. O lucro médio das operações é de 15% a 20%, com prazo de retorno a partir de 36 meses, dependendo do formato do negócio.