Frente a um cenário macroeconômico desafiador e complexo, a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, mantém perspectivas positivas. Além de reunir 480 marcas expositoras de todo o Brasil e do exterior, os organizadores da feira esperam reunir mais de 62 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 550 milhões em negócios.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Franchising – ABF, Cristina Franco, o setor de franquias é um dos mais resilientes. “Como mostram nossos indicadores – nosso setor cresceu 7,7% em 2014 – o mercado de franquias é o último a entrar em dificuldade e o primeiro a sair. Nossa expectativa para 2015 é de um crescimento de cerca de 8%, recompondo perdas inflacionárias e abrindo espaço para uma expansão mais vigorosa nos próximos anos”. Cristina Franco, que também é empresária, lembra que os momentos de baixa dos mercados são, justamente, os melhores para se investir e ter ganhos superiores no longo prazo. No primeiro trimestre de 2015, o mercado de franquias cresceu 9,2% em faturamento e 9,4% em número de unidades franqueadas.
Embora fatores como a queda do poder aquisitivo pesem, um mercado de trabalho menos aquecido deve incentivar muitos profissionais qualificados a realizarem o sonho do negócio próprio por meio do sistema de franchising. É o que explica o diretor de Treinamentos, Cursos e Eventos da ABF, Juarez Leão. Ele afirma que “como já ocorreu em outros momentos, temos notado o interesse de profissionais insatisfeitos em suas posições, seja pela dificuldade de aumentos e promoções, seja pela expectativa reduzida em seus mercados, de migrarem para o franchising em busca de melhores expectativas. Em grande parte, são profissionais experientes, bem formados e com o capital inicial necessário. Na feira, esperamos proporcionar a aproximação deste público a redes de perfil compatível”.
Como todo o negócio, uma franquia tem riscos, porém, eles são menores do que uma operação isolada. Segundo dados da ABF, a taxa de mortalidade de franquias em 2014 foi de apenas 3,7%. Isso ocorre, pois este sistema cria um ambiente mais seguro para o empreendedor de forma geral e, em particular, para quem está começando. “As vantagens da franquia começam pelo modelo de negócio. O empreendedor recebe o produto/serviço, a estratégia de mercado, parâmetros financeiros, treinamentos, sistemas e métodos praticamente prontos, o que facilita e agiliza todo o processo. Além disso, a gama de franqueadores é vasta, dando margem para que o empreendedor escolha aquele cujo modelo de negócio ele tenha mais afinidade ou conhecimento”, ressalta Cristina Franco, presidente da ABF.
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e organizada pela BTS Informa, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 24ª edição, expositoras dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores.
Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias, a participação em cursos, promovidos diariamente, que visam orientar o investidor para a melhor tomada de decisão possível.
O credenciamento para visita ao evento já está aberto. Saiba mais no site: http://www.abfexpo.com.br. Para visitantes de fora de São Paulo, a ABF Franchising Expo possui convênios com a Tam e a Fly Tour para pacotes especiais. Mais informações no site do evento, seção “Viagem & Hospedagem”.
Dfreire
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito