O mercado de franquias no Rio de Janeiro é um dos mais promissores do país, com um faturamento de mais de R$ 10 bilhões no primeiro semestre de 2023 e previsão de crescimento em 2024. Já o segmento de educação é um dos que se destaca no mercado de franquias. De acordo com a Pesquisa Desempenho Franchising 2023, a área registrou um crescimento de 6,5% em relação a 2022, sendo que o faturamento superou os R$ 14,2 bilhões, um aumento de 9,7% em comparação ao ano anterior. A expectativa para este ano é um crescimento de 10%.
Diante desse cenário, o Kumon, rede de franquias de educação, vem direcionando seus esforços para ampliar sua presença no Rio de Janeiro. Com 129 unidades em todo o estado, sendo 80 na capital fluminense, a rede tem mapeados novos pontos de abertura e oportunidades de repasse na cidade, para, com isso, expandir ainda mais sua capilaridade e reforçar seu compromisso com a educação.
A expansão no Rio de Janeiro faz parte do plano de crescimento do Kumon para o Brasil, que prevê a abertura de mais 45 unidades em todo o país até o fim de 2024. No primeiro semestre, já foram inauguradas 74 unidades, em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia.
“Uma das principais vantagens de investir em uma microfranquia de educação é o acesso a um mercado em constante crescimento. A busca por educação de qualidade é cada vez maior, o que garante uma demanda por serviços educacionais personalizados diversificados”, conta a Gerente de Expansão do Kumon, Camila Vargas. “Além disso, o baixo investimento inicial e a possibilidade de ter um negócio já testado e aprovado, reduz riscos para o empreendedor”.
As 80 unidades do Kumon na cidade do Rio de Janeiro atendem atualmente mais de seis mil alunos, que estudam matemática, português, inglês e japonês. A rede oferece um método de estudo individualizado e personalizado, que permite que cada aluno aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades.
Com investimentos a partir de R$ 50 mil, o empreendedor pode ter acesso a um negócio estruturado e com know how da franqueadora compartilhado. O tempo médio para retorno do investimento está entre 18 e 24 meses. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com a filosofia do método.
Para apresentar seu modelo de negócio para os interessados em investir no segmento, a rede participará da próxima FranchiseB2B, rodada de negócios que acontecerá no próximo dia 11 de junho, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O Kumon está entre as 10 maiores microfranquias no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e há 13 anos recebe o Selo Cinco Estrelas de Melhores Franquias do Brasil. Está presente em mais de 60 países e conta com mais de 3,5 milhões de alunos pelo mundo e 175 mil no Brasil.