Nos últimos anos, o mundo dos negócios vem se transformando. À medida que os empreendedores buscam alternativas para ampliar seus ganhos e garantir o futuro de sua família, um universo de possibilidades surge. Um dos pilares que vem ganhando cada vez mais espaço é o franchising, que segundo dados da ABF cresceu 13,8% e faturou R$ 240,6 bilhões em 2023. Isso mostra a força do segmento e reforça que ainda há muito espaço para crescer.
O repasse de franquias é uma prática que ocorre não necessariamente pela dificuldade financeira do franqueado, mas também por motivos como mudança de cidade, aposentadoria e até mesmo pelo fato do mesmo não ter mais interesse em atuar no segmento. “Entre as vantagens para quem vai adquirir uma franquia nesse formato está a rápida operação, já que o novo dono recebe um negócio pronto e pode contar com os colaboradores que já atuavam no local. Também evitará obras e ainda conta com uma cartela de clientes já habituada a frequentar a franquia”, conta Camila Vargas Arquioli, Gerente do Departamento de Expansão do Kumon para a América do Sul. “O Kumon é uma excelente oportunidade para quem quer investir na área de educação, ter o próprio negócio e atuar com o propósito forte de colaborar para o desenvolvimento de muitas crianças”, complementa.
A executiva ainda detalha as sete principais vantagens de obter uma franquia de repasse, em comparação a iniciar um negócio do zero:
Menor risco financeiro: Começar um negócio do zero envolve investimento financeiro substancial em infraestrutura, marketing e desenvolvimento de marca. Ter um negócio já em funcionamento muitas vezes significa que boa parte desse investimento inicial já foi realizado, reduzindo o risco financeiro.
Receita imediata: Um empreendimento em funcionamento geralmente gera receita desde o primeiro dia, o que é crucial para a vida financeira do negócio, pois evita períodos com renda reduzida que são comuns no início.
Clientes existentes: Negócios estabelecidos têm uma base de clientes fiéis já definida. O que significa menos gasto com tempo e recursos para atrair novos clientes; em vez disso, o foco pode continuar em satisfazer e expandir a clientela atual.
Marca e credibilidade: O Kumon possui uma marca estabelecida e uma ótima credibilidade no mercado. Por tanto, há uma economia de tempo e esforço na construção de uma marca e na conquista da confiança dos clientes.
Experiência prévia: O empreendimento estabelecido no mercado geralmente já possui experiências e conhecimentos acumulados que podem servir de grande ajuda para evitar erros.
Rede de fornecedores e parceiros: Um negócio que está no mercado, geralmente já possui sua rede de relacionamentos com fornecedores e parceiros que podem contribuir com melhores acessos, negociações e recursos.
Fluxo de caixa previsível: Com um histórico financeiro sólido, é mais fácil prever o fluxo de caixa e planejar o crescimento a longo prazo do negócio.
Camila comenta ainda que hoje na rede são mais de 30 oportunidades de repasse. “Novos franqueados terão a chance de continuar a jornada de sucesso de um modelo já estabelecido, agregando sua própria visão e energia ao negócio”.
O Kumon está entre as 10 maiores microfranquias no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e desde 2010 recebe o Selo Cinco Estrelas de Melhores Franquias do Brasil. Está presente em mais de 60 países e conta com mais de 3.5 milhões de alunos pelo mundo e 175 mil no Brasil.