Há 26 anos, a Calçados Bibi implantou sua segunda fábrica no Brasil, localizada em Cruz das Almas, na Bahia. Naquela época, o objetivo da indústria era ampliar a produção dos calçados infantis no País, buscando por regiões que facilitassem a logística para o envio dos produtos a outros estados brasileiros. Há 15 anos no Varejo, a empresa volta seus olhos para solo baiano, agora para ampliar a presença com a rede de franquias Bibi. Atualmente, a rede conta com sete operações locais e pretende expandir a atuação nos principais shopping centers do estado ainda em 2023.
A Bibi conta com um layout arquitetônico que preza pela experiência com intuito de estreitar o relacionamento com o consumidor, explorando a ludicidade em vários pontos da loja como um tênis roller, produto tradicional da marca, em formato instagramável e uma parede com pinos que estimula a criatividade das crianças, além de gerar uma jornada de compra fluída e positiva para a mãe.
“A Bahia é um polo varejista importante para o setor calçadista brasileiro. Dessa forma, ingressamos primeiramente com a indústria, gerando 700 postos de trabalho local e produzindo 1,5 milhão de pares de calçados por ano, além de implantar um programa para preparar jovens para o mercado de trabalho, chamado de Fábrica de Talentos. Abrimos a primeira franquia no estado em 2010 e durantes os anos posteriores ampliamos nossa participação na economia baiana. Nossa meta é levar os produtos da Bibi para outras localidades, principalmente cidades do interior que contam com um mercado em potencial de produtos infantis”, revela Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi.
Referência no segmento em questão, a Calçados Bibi é a maior rede de franquias de calçados infantis do Brasil, com mais de 150 operações, sendo que 19 delas estão situadas na América Latina. Com mais de 74 anos de história, a companhia foi precursora em território nacional com a fabricação de produtos fisiológicos, com objetivo de proporcionar às crianças um desenvolvimento natural e saudável. Além disso, a empresa utiliza em seus calçados materiais que estejam de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas, sendo assim, o produto Bibi conta com proteção tóxica, fazendo o bem para os pequenos e para o meio ambiente.
Segmento de Moda no franchising
De acordo com os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de moda da Bahia teve um crescimento de 23,4% no faturamento do primeiro trimestre de 2023, se comparado ao mesmo período de 2022. No âmbito geral, o segmento em questão cresceu 15% de janeiro a março deste ano, mostrando que o mercado baiano teve um incremento acima da média nacional.