Seja por necessidade ou oportunidade, a verdade é que o brasileiro demonstra uma grande capacidade para empreender. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia, o Brasil registrou um recorde no número de novas empresas abertas em 2020 ao encerrar o ano com uma média de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação a 2019. Já em 2021, o país saiu da 13ª posição no ranking de empreendedorismo mundial para a sétima, com base na pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor.
A decisão de abrir o próprio empreendimento parece ser uma aposta garantida. No entanto, embora seja uma trajetória cheia de desafios que exige coragem e resiliência, há uma estratégia que contribui para o sucesso nessa jornada: dar um passo de cada vez. Especialmente, em ocasiões de empreender pela primeira vez.
Para quem deseja evitar assumir um grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio que não precise de funcionários. Inclusive, um recém divulgado estudo do Sebrae identificou que esse modelo de trabalho vem sendo a preferência dos brasileiros. No País, nove em cada dez empreendedores trabalham por conta própria Ou seja, uma média de 90% dos profissionais autônomos desenvolvem todas as funções da empresa, desde o investimento inicial até a venda ou a prestação de serviços.
O ‘mercado honesto’, em tradução livre, trata-se de uma tendência na qual não há o papel do atendente no processo de compra, promovendo um auto atendimento totalmente com base na confiança de que o cliente irá cumprir com todas as suas obrigatoriedades. “O conceito está mais próximo da nossa realidade do que pensamos. É possível, por exemplo, encontrar o honest market em totens de restaurantes e até mesmo em máquinas de vendas de presentes e tickets no metrô”, pontua Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos.
Entre as vantagens dessa iniciativa, o executivo aponta principalmente conveniência e segurança. “Esse tipo de empreendimento garante ao consumidor a facilidade de ter fácil acesso a itens básicos do cotidiano no próprio condomínio ou no local em que está hospedado, alinhando praticidade e segurança”, reforça. A Minha Quitandinha que também opera por 24 horas, nos sete dias da semana e sem terceiros, apresenta um portfólio com mais de 700 itens que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal. Para o consumidor, todo o processo é intuitivo via aplicativo: basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125 lojas em funcionamento.
E para quem deseja ter um empreendimento individual, listamos abaixo mais 8 franquias.
Lavô: franquia de lavanderias self-service. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. A rede conta com modelos para condomínios, lojas e até contêineres.
Mr. Fit: rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil. A franquia oferece opções de refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio Low Carb e o franqueado vende refeições congeladas sem sair de casa, com a ajuda de aplicativos de entrega, ou pode optar por distribuir as marmitas em comércios de sua região.
CleanNew: rede especializada em higienização e blindagem de estofados. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves.
Prospecta Analytica: A Prospecta Analytica é uma solução de Big Data que fornece informações sobre as principais empresas, profissionais e lojistas nas áreas da saúde, agronegócio, construção civil e business no Brasil. Na plataforma digital, é possível encontrar dados como fornecedores, endereços, serviços e atividades de cada setor. Os clientes acessam as informações a partir de uma assinatura mensal
Franquias CotaFácil: a Franquias CotaFácil é a maior rede de consórcio e seguros do Brasil e foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio.
CredFácil: no mercado desde 2004, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão, oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito.
Franquia Sollar Energy: atua no ramo de soluções em energia fotovoltaica e tem a missão de oferecer energia renovável, que respeita o meio ambiente para todas as casas, empresas e também em áreas rurais.
DinDinCred: franquia de soluções financeiras completa, que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, oferecendo diversos produtos como: cartão de crédito, financiamentos de imóveis e automóveis, seguros, capital de giro, consórcios dentre outros serviços.