O mais comum de acontecer é as franqueadoras buscarem por espaços para operarem suas unidades. Na Espaço Make tem sido ao contrário. O elevado faturamento de suas unidades no Estado do Rio de Janeiro tem feito com que a marca seja procurada para ocupar espaços em diversos Shoppings na região. Além dos preços populares de itens de maquiagens e produtos de beleza – um chamariz para o consumidor, a Espaço Make oferece a possibilidade de seus franqueados operarem por meio de quiosques, que além de não exigirem fiador para locação, são de fácil locomoção. Atualmente cerca de 50% do faturamento da rede é proveniente do Rio de Janeiro.
Cada unidade no Rio fatura em média até cerca de R$ 70 mil ao mês. No total são cinco franquias na região, sendo que quatro delas estão localizadas nos Shoppings Nova América, Nova Iguaçu, Madureira e Grande Rio, e pertencem ao mesmo franqueado, e a quinta que foi inaugurada recentemente no Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, tem se mostrado um sucesso, tanto é que a franqueada já está em negociação para aquisição de mais uma unidade.
“Tamanho sucesso da Espaço Make no Rio de Janeiro tem feito com que Shoppings entrem em contato com a franqueadora para levar a marca, porém precisamos de mais franqueados na cidade. Ao menos 15 shoppings da cidade do Rio já estão no radar da franqueadora para expansão aguardando franqueados”, relata Kelly Nogueira, fundadora da Espaço Make.
Toda a negociação com Shoppings é feita pela própria Kelly, franqueadora da marca, que busca negociações com valores que se encaixem com o perfil do segmento de maquiagens a preço único, para que os franqueados consigam ter um negócio lucrativo.
Uma das maiores redes de franquia de quiosques de maquiagens multimarcas por R$10, a Espaço Make tem como propósito oferecer os mais diversos produtos de beleza a preços populares, e foi fundada com a chegada da pandemia da Covid-19, principalmente devido ao aluguel de espaços em shopping, que estava com preços reduzidos, por conta do lockdow. Hoje, a marca conta com 20 unidades, localizadas nos estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e tem como objetivo chegar a 50 em 2023.
“Trabalhamos com uma variedade grande de marcas de maquiagens com preços populares, são quiosques recheados de makes que deixam as mulheres encantadas. Por se tratar de maquiagens com preços a partir de R$10,00, os clientes enchem uma cesta com tudo que precisam gastando bem pouco”, finaliza Kelly.
Com o slogan “Porque chique é pagar pouco” e um mostruário diversificado e valores fixos, a empresa chama a atenção dos clientes que passam por suas unidades, já que as vitrines dos quiosques de 6m2 são recheadas por cosméticos de grandes marcas como Max Love, Ruby Rose, Luisance, Jasmine, Dapop, Macrilan, City Girls, SP Colors, entre outras, estão disponíveis a um preço fixo de R$ 10,00. A rede também conta com uma área VIP, com preços de R$15,00 a R$30,00.
A marca atualmente prefere a expansão por meio de quiosques, que chamam muito atenção de quem passa pelos corredores de Shoppings, devido à mobilidade em casos de uma necessidade de mudança de local, e a não exigência de fiadores para locação de espaço em alguns casos e o aluguel bem mais baixo do que o das lojas.
Para os interessados em se tornar franqueado, o valor de investimento inicial da marca é de R$95 mil e a franqueadora entrega tudo pronto para a inauguração. Os franqueados não têm trabalho com a implantação do negócio.