A franqueadora Farma & Farma, de Itajaí (SC), está no mercado há 25 anos e atualmente possui mais de 160 unidades em todo o Brasil — em 16 estados – e cresce acima da média em todos os cenários. O número é quase o dobro da concorrência (outras redes, farmácias de cooperativas e farmácias comuns), que cresce entre 11 e 12%.
O varejo farmacêutico brasileiro cresceu cerca de 10,8% em 2021, alcançando a marca de R$152,1 bilhões de faturamento, superando o ano anterior R$137,3 bilhões, segundo dados da consultoria IQVIA divulgados pela Febrafar.
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta que o mercado farmacêutico cresce de forma sistemática na faixa de dois dígitos e muito acima do PIB.
A empresa tem três Selos de Excelência (2019/2020/2022) da ABF. “A conquista do terceiro selo em 2022 é resultado de três fatores: a satisfação dos franqueados com a franqueadora, o suporte da franqueadora aos franqueados e a performance econômica das unidades franqueadas”, explica Rinaldo Ferreira, presidente da rede.
A empresa facilita, através do portal de compras, a negociação das franqueadas com os laboratórios e, aos clientes, oferece o programa de descontos, uma novidade do segmento, principalmente em algumas regiões do país. “O programa é um diferencial enorme em nossa região, pois outras farmácias não têm. É um grande benefício ao cliente. E o portal de compras nos dá um poder maior de negociação e uma margem melhor de lucratividade, isto sem deixar de dar desconto ao cliente”, explica Antônia do Carmo, franqueada em Várzea Nova, na Bahia.
As últimas franquias inauguradas, no início de julho, foram em Pilar do Sul e Andradina, no interior de São Paulo.