O maior evento de franquias da América Latina chega a sua 29º edição, a ABF Franchising Expo acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho, no Expo Center Norte, e terá cerca de 400 marcas expositoras dos mais diversos seguimentos e a expectativa de receber mais de 60 mil visitantes.
Atraídos por modelos de negócios já testados, entre outros benefícios, pessoas de diversas partes do país buscam na feira uma oportunidade para abrirem o próprio negócio. O evento que tem como expositores neste ano, marcas como Instituto Gourmet e Mary Help, já intermediou diversos negócios, ajudando pessoas a conhecerem redes dos mais diversos segmentos.
Um exemplo disto é o caso de Aldo Tourinho, franqueado de duas unidades Instituto Gourmet, maior rede de franquias de cursos profissionalizantes em gastronomia do país. O empresário conheceu a marca através de uma postagem nas redes sociais da Associação Brasileira de Franchising. “Conheci a rede através do Instagram e decidi viajar até a Feira da ABF que acontecia no Rio de Janeiro, na oportunidade, conheci todos os stands do evento e me encantei pelo modelo de negócio do Instituto Gourmet”, comenta.
O empresário conta que participar do evento concedeu a ele a oportunidade de tirar todas as dúvidas que tinha sobre o negócio. “É um momento que quanto mais transparente for, maior a probabilidade do investidor se tornar franqueado. Quando visitei a ABF, tive a oportunidade de conhecer presencialmente os franqueadores e os franqueados da marca, e pude fazer perguntas diretas a estes, sobre os pontos positivos e negativos sobre a operação”, pontua.
Hoje, três anos após a inauguração, a unidade de Porto Velho já conta com 280 alunos adimplentes e um faturamento médio pós pandemia de quase R$ 90 mil e a unidade de Manaus, que possui 7 meses de operação, possui R$ 50 mil e 140 alunos.
Outro case de sucesso é do Omar Henrique dos Reis Silva, franqueado da Mary Help, franquia especializada em serviços de profissionais diaristas e seleção de mensalistas. O empresário conheceu a marca na edição da ABF Expo Franchising de São Paulo e conta que escolheu o modelo por estar no mercado essencial e conter uma gestão simplificada.
“Eu escolhi investir na Mary Help pois a marca presta um serviço essencial e possui uma gestão simplificada. O franchising é necessário para quem deseja começar um negócio, mas já consolidado, contando com know-how da franqueadora”, comenta.
Para ele, a ABF Expo Franchising é necessária como uma pesquisa de mercado. “Acredito que para investir hoje é necessário fazer muitas pesquisas, por isso, eventos como esses, são importantes para servir como uma pesquisa de mercado onde podemos fazer comparações de empresas do mesmo ramo e entender onde será melhor investir”, finaliza. A unidade de Omar já está a quatro anos no mercado e conta com mais de 950 diárias por mês e um faturamento de quase R$ 160 mil.