A pandemia trouxe grandes danos à economia mundial, fazendo muitos estabelecimentos fecharem as portas e aumentando consideravelmente o número de desempregados. Dois anos de pausa obrigatória, nos quais todos tiveram que se reinventar e descobrir novos caminhos para equilibrar a vida financeira.
Com o avanço da vacinação e a reabertura econômica, muita gente tem buscado formas de recuperar as finanças investindo em um negócio próprio, e o mercado de franquias entra como excelente opção para quem deseja já iniciar através de uma marca consolidada.
Investir em operações mais enxutas e com um menor investimento, como as microfranquias, passa a ser a melhor alternativa para quem quer empreender, mas não tem muito capital para isso, já que o modelo de negócio tem investimento inicial de até R$ 105 mil.
Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising – 557 redes brasileiras oferecem esse formato atualmente, com previsão de que esse número aumente em 36% nos próximos anos. Confira abaixo, três exemplos de redes que atuam com formato de baixo investimento e alta lucratividade:
Love Gifts – a partir de R$ 29 mil
Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. A marca possui 3 modelos de negócios: Home Based para cidade com 30 mil habitantes, Loja Slim com área de 25m², ideal para shopping, lojas de rua e praças com população acima de 100 mil habitantes e Loja Smart, adequado para centros comerciais com mais de 200 mil habitantes, utiliza uma área de 40m².
Seguralta – a partir de R$ 35 mil
Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui 1530 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Mary Help – a partir de R$ 30 mil
A Mary Help é a primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 146 unidades da rede são feitas em média 503 mil diárias por ano.