A rede Café Cultura teve sua primeira chancela no Selo de Excelência em Franchising ABF revelado nesta semana. A Associação Brasileira de Franchising analisou o relacionamento entre franqueadores e franqueados durante a pandemia e premiou diversas marcas com seu selo, um dos principais reconhecimentos do setor. Apesar de ter selecionado 256 empresas chanceladas, menos de 10 são do setor de cafeterias — e o Café Cultura é uma delas.
O SEF é conquistado após pesquisas com os franqueados sobre a satisfação com a marca, em relação a variados critérios. Do treinamento e suporte, passando pelo apoio dado pela marca até custo-benefício da rede, são muitos pontos a serem considerados. Com a pandemia, a pesquisa do Selo de Excelência incluiu ainda análises mais precisas de performance econômica e suporte, entre outros.
Como o Café Cultura não fechou nenhuma loja entre 2020 e 2021 e ainda inaugurou novos espaços, a rede demonstrou destaque no setor. Só em 2021, foram mais de dez unidades novas em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Balneário Camboriú. A atenção dada aos franqueados é um diferencial da marca catarinense, criada em 2004 e que iniciou seu plano de franquias em 2014. “O Café Cultura oferece suporte ao franqueado em aspectos como análise econômica e de viabilidade, assessoria no projeto arquitetônico e programa de treinamento, entre outros”, explica Luciana Melo, CEO da rede.
O sucesso é refletido também em faturamento. Em 2019, chegou a R$ 15 milhões. A pandemia desacelerou os ganhos do ano seguinte, atingindo mais de R$ 11 milhões. Mas em 2021, os valores mais que duplicaram em relação a 2020, passando dos R$ 25 milhões de rendimento.
Diferencial
Um dos maiores destaques do Café Cultura é seu formato Farm to Cup, com um cuidado com os grãos desde o plantio até chegar à xícara, com análise de toda a produção pelos sócios. Produtores parceiros no Espírito Santo e São Paulo com grãos 100% arábica de origem controlada, em altitudes acima dos 1000m, fornecem o café. Após inspeção, os frutos são levados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração dos blends, que chegam às lojas e, também, podem ser comprados online para degustar em casa. São cinco blends tradicionais, além de edições especiais temporárias, como a de Páscoa e a de Natal. A rede tem ainda um cardápio completo de pratos que oferecem pedidas tanto para café da manhã e lanches até almoço e sobremesas.
Além do SEF, o Café Cultura já acumula outros prêmios. Entre os mais recentes, estão dois nacionais. No ano passado, a rede foi apontada como a quinta maior no ramo de cafeterias do Brasil, pelo Prêmio Melhores Franquias 2021. Já no Prêmio Design Varejo 2021 foram três destaques: a unidade Village Mall do Rio de Janeiro ficou com o 1º lugar na categoria Quiosque de alimentação, e também foi citada com a maior pontuação entre os jurados, e a unidade Batel em Curitiba que foi 1º lugar em Lojas de serviços de alimentação de médio porte.