A Maple Bear está sempre alinhada às melhores práticas mundiais. Por isso, a partir de protocolos e experiências bem-sucedidas internacionalmente, e considerando as recomendações e determinações de autoridades públicas e organizações de saúde, a marca desenvolveu um guia para com orientações e diversos recursos para apoiar as escolas da rede e os pais no retorno às aulas. Duas unidades localizadas no Mato Grosso, sendo uma em Sinop e outra em Sorriso, já estão com aulas presenciais e novas rotinas. Dessa forma, servirão como exemplo para o planejamento da retomada das aulas em São Paulo, que será feita de forma híbrida e está prevista para o dia 08 de setembro.
Prezando sempre pelo bem-estar e pela segurança de toda a comunidade escolar, a marca desenvolveu um plano de contingência para a retomada das aulas, que está sendo seguido por pais, alunos, funcionários, fornecedores, visitantes e demais envolvidos. A Maple Bear de Sinop conta com alunos do ensino Infantil de 2 a 5 anos de idade e retomou as aulas no dia 04 de maio. Mesmo com as aulas presenciais, está sendo mantida a modalidade de ensino à distância para as famílias que optarem pela continuidade do isolamento social. Outra ação feita pela escola é a elaboração e divulgação de materiais de educação em saúde para população e comunidade escolar, além de manter a comunicação efetiva com as famílias.
“Enquanto estávamos fechados, aumentamos os canais de diálogo com os pais, ouvimos o que a comunidade Maple Bear Sinop desejava e continuamos atuando com envio de conteúdo EAD para os nossos alunos. Agora, mesmo após o retorno presencial das aulas, mantemos essa forte ligação entre escola e família, e para que isso permaneça, vamos continuar fornecendo instrumentos para que todas as nossas crianças continuem aprendendo e se desenvolvendo, mesmo para aquelas que ainda estão no isolamento de suas casas”, revela o franqueado, Danicler Bavaresco.
Entre as medidas tomadas, a Maple Bear de Sinop está transmitir às famílias os boletins divulgados pela prefeitura, a fim de mantê-las informadas constantemente. Além disso, são afastados das atividades presenciais os alunos que apresentarem algum sintoma da COVID-19 ou de gripe comum, como forma de prevenção. No dia a dia, houve o reforço da limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno. “Disponibilizamos álcool 70° em diferentes pontos, criamos protocolos de entrada de alunos e funcionários, adotamos sistema de escala de horários de entrada e saída de turmas para reduzir contatos e aglomerações de alunos e trabalhadores. Além do uso da máscara para professores e funcionários, alunos maiores devem vir com sua própria máscara e fazer seu uso durante toda a jornada letiva. Para os alunos menores a máscara não é indicada por possibilidade de sufocamento”, revela a franqueada, Naiara Zanatta Bavaresco.
Já a unidade de Sorriso voltou a ter aulas presenciais no dia 04 de junho. Entre as medidas tomadas, a Maple Bear de Sorriso fez um investimento para disponibilizar álcool 70° em pontos estratégicos da escola e colocou tapetes de higienização de calçados. Hoje, todos os colaboradores, professores e diretores precisam trocar a roupa quando chegam ao local. No caso dos alunos, os pais deixam as crianças em uma rampa de acesso da escola. Lá, são higienizadas as mãos e as mochilas com álcool em gel, além dos calçados no tapete sanitizante. Em seguida, é medida a temperatura. “Para que os pais entendessem melhor como seria o funcionamento do embarque e desembarque das crianças na escola, fizemos um vídeo explicativo para auxiliá-los nesta nova rotina. Nossa escola tem uma área grande, então fica mais fácil de promover o distanciamento”, explica a franqueada, Alexandra Rocha.
Além disso, são afastados das atividades presenciais os alunos que apresentarem algum sintoma da COVID-19 ou de gripe comum, como forma de prevenção. No dia a dia, houve o reforço da limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno. No caso do playground, por exemplo, a limpeza dos brinquedos é feita a cada uma hora. Além do uso da máscara para professores e funcionários, alunos a partir de 2 anos devem vir com sua própria máscara e fazer seu uso durante toda a jornada letiva. Para os alunos menores a máscara não é indicada por possibilidade de sufocamento.
Em ambas as unidades, estimular a higienização frequente das mãos de todos os participantes é uma tarefa diária. Já a rotina das salas de aulas está diferenciada. Portas e janelas abertas todo o tempo e, caso seja necessário, o ar condicionado fica acionado sem o fechamento total das mesmas. As salas agora têm as mesas de seis lugares para apenas dois alunos. Os momentos em círculos (conversa/leitura) são com rodas mais abertas e um espaçamento maior. Livros e materiais didáticos têm as capas limpas com solução desinfetante de forma frequente. Os bebedores estão limitados para uso das garrafinhas individuas dos funcionários e alunos. Também serão priorizados o uso de ferramentas para a realização de reuniões e eventos à distância, para evitar aglomerações.
Para as unidades de diferentes estados brasileiros que continuam fechadas, a rede criou a Maple Bear Digital Learning Community, que é uma comunidade colaborativa online que tem como objetivo reunir recursos de apoio e orientações para que as escolas possam oferecer suporte educacional aos alunos de todas as séries escolares ao longo do período de suspensão de aulas presenciais. Na ferramenta estarão disponíveis materiais para alunos e professores utilizarem a distância, além de recursos especiais adequados à faixa etária.