Parte de um mercado com alta demanda e que exige profissionais qualificados, a TRATABEM está expandindo pelo Brasil. A franquia de serviços de limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas criada pela iGUi – maior rede de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo – tem atraído o interesse dos investidores.
Nos últimos seis meses (de novembro de 2019 a abril deste ano), a rede comercializou 16 unidades. As novas operações foram instaladas em diversas cidades de diferentes estados: Rio de Janeiro (RJ), Jacareí (SP), Cianorte (PR), Xangri-Lá (RS), Votuporanga (SP), São Sebastião (SP), Indaiatuba (SP), Capitólio (MG), Betim (MG), Araçoiaba da Serra (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Bofete (SP), Salvador (BA), Imbé (RS), Camaçari (BA) e Aracaju (SE). A rede TRATABEM conta atualmente com cerca de 150 unidades distribuídas por todo o Brasil.
O nicho de mercado da TRATABEM em tempo de isolamento social e, portanto, da permanência de milhões de pessoas em casa, foi alavancado nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O volume de vendas de produtos para limpeza e manutenção de piscinas cresceu 30% entre os meses de março e abril no País; no estado de São Paulo, a alta foi de 45%. Já o delivery da iGUi e TRATABEM no Brasil teve um crescimento de 20%. Segundo o casal de franqueados Rodolfo e Eduarda Rodrigues, de São José do Rio Preto (SP), o que venderam em um dia, venderiam em um mês antes da pandemia.
Para Lilian Marques, diretora da TRATABEM, além de insights, a crise gera oportunidades. “Fatores como a necessidade de as famílias permanecerem em casa, utilizando mais as piscinas, e de se ter profissionais qualificados para fazer a limpeza e manutenção delas favorecem a nossa rede”. Ela ressalta, ainda, a importância dos franqueados iGUi e TRATABEM contarem também com treinamento, capacitação por meio da UniGUi – a Universidade da Piscina – e suporte contínuos.
Lives para franqueados
A pandemia intensificou as reuniões virtuais entre a franqueadora e os franqueados. De acordo com a executiva, o uso das tecnologias e da UniGUi nessa quarentena aumentou. Desde abril, a iGUi e a TRATABEM têm feito lives exclusivas para os franqueados. O objetivo é compartilhar com eles ideias e ações, vislumbrando novas oportunidades neste momento de desafios.
Na Conexão iGUi, como foi batizada a série de lives, a franqueadora trata dos assuntos mais atuais, dá orientações, dicas e esclarece dúvidas dos franqueados. Temas como “Ações Comerciais e de Marketing no Momento Atual”, “O Poder das Redes Sociais”, “Oportunidades disfarçadas – Vendas por Multicanais”, “Soluções de Crédito”, “Dicas e Dúvidas Jurídicas” e “Experiência de Consumo – Dicas de Ambientação” foram tratados.
Segundo Lilian, a iGUi e a TRATABEM conseguiram humanizar as relações on-line dos franqueados, mesmo estando fisicamente distantes, estimulando-os a utilizarem mais as ferramentas digitais que já tinham em mãos. “Com o isolamento social, eles começaram a demandar mais, principalmente do ensino a distância”, afirma.
Outro avanço da franqueadora nesse período de distanciamento social foi no campo da logística. “Fizemos grandes parcerias. O que levaríamos talvez um ano para fazer, fizemos em um mês”, ressalta a diretora.