Devido a pandemia de coronavírus no Brasil, algumas redes de franquias estão investindo em ações visando a retomada das atividades, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os governos de cada estado. Com 184 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo todas elas implantadas em shopping centers, o Divino Fogão elaborou uma campanha chamada “É seguro comer no Divino Fogão”. A iniciativa conta com as orientações do microbiologista, Dr. Eneo Alves, com foco no atendimento, cuidados a serem tomados, reforço na higienização, distância segura entre as mesas e disponibilização de álcool em gel para utilização dos consumidores.
Para se adequar a este novo cenário, haverá uma mudança no dia a dia das operações, para que clientes possam fazer suas refeições com segurança, assim como colaboradores possam atuar de forma segura. Umas das mudanças será a inserção de adesivos no chão que mostram a distância que o cliente deve permanecer do outro na fila do caixa, por exemplo. Além das toucas higiênicas, toda a equipe de loja do Divino Fogão também utilizará máscaras personalizadas. “Para reforçar todas as medidas tomadas pela rede, cada unidade contará com uma comunicação visual diferenciada, explorando os cuidados e concedendo algumas orientações. Teremos adesivos próximo aos talheres e pratos, com comunicado sobre a limpeza e esterilização dos utensílios, além de banners reiterando a importância de lavar as mãos com água e sabão, e utilizar o álcool em gel”, revela o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.
Outro banner mostra que o consumidor está em um ambiente limpo e seguro, por meio de informações sobre o contágio e prevenção, como: o coronavírus não é transmitido por alimentos, o contágio é feito pelas vias aéreas, o ar condicionado da unidade é higienizado com frequência, o ambiente é constantemente higienizado e a equipe está seguindo todos os procedimentos para que o cliente tenha uma refeição segura. Como grande parte dos restaurantes conta com área interna e mesas, haverá uma diminuição do número de mesas e um distanciamento de um metro entre uma e outra. Cada uma delas conta com um display explicado que a superfície é higienizada a cada cliente e refeição. A rede também irá disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos, para uso dos consumidores.
“A contribuição do Dr. Eneo Alves foi essencial para planejar a rotina das lojas após a retomada das atividades. Nos preocupamos não só com a saúde dos clientes, mas também com a dos colaboradores e franqueados da marca, que são responsáveis pelo sucesso do Divino Fogão. Pensando nisso, o microbiologista desenvolveu um Guia de Bolso para Funcionários com informações necessárias sobre como os colaboradores deverão agir durante a crise da Covid-19. Também estamos produzindo vídeos que serão divulgados nas TVs internas e nas redes sociais, informando sobre os procedimentos corretos e demonstrando porque é seguro comer no Divino Fogão”, revela Varela.
O Divino Fogão conta com um buffet diversificado, que reúne pratos tradicionais da fazenda e um cardápio variado com mais 25 pratos quentes e 17 opções de saladas, diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, feitos na hora, e vários tipos de sobremesas. Hoje são 184 unidades presentes em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.