Pela quarta vez consecutiva, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, conquista o Selo de Excelência em Franchising, o mais importante prêmio do mercado nacional de franquias, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A chancela é um reconhecimento às redes que alcançam a mais alta pontuação na pesquisa feita com os respectivos franqueados, em que foram avaliados diferentes quesitos, como o suporte da franqueadora (treinamentos, reciclagem, consultoria de campo), os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado (comitês, convenções, encontros regionais), abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing, entre outras.
“O Selo de Excelência em Franchising é mais uma demonstração do comprometimento do Mercadão dos Óculos com o setor e com o franqueado, oferecendo um modelo de negócio rentável e um suporte de qualidade, que vai desde o fechamento do contrato até a operação da loja em si”, comenta Gustavo de Freitas, diretor executivo da marca.
Fundado em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos entrou para o franchising em 2013. De lá para cá, saltou de dez unidades para mais de 400 em todo Brasil. “Ao longo desses anos fortalecemos a franqueadora, investindo em tecnologia, suporte, consultoria de campo e treinamentos de qualidade, como o Mentores Mercadão dos Óculos, em que franqueados de sucesso ensinam boas práticas para outros franqueados; e o Red Shark, que traz uma intensificação do treinamento técnico que todo franqueado recebe antes de abrir uma loja para sua equipe de vendedores e gerentes”, acrescenta Freitas.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.
Sobre o prêmio e metodologia do SEF
O prêmio é resultado de uma pesquisa com os franqueados da rede, da qual demonstrou a satisfação dos investidores com o negócio em diferentes aspectos como, a franqueadora buscar soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da franquia; o suporte da franqueadora (treinamentos, reciclagem, consultoria de campo); os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado (comitês, convenções, encontros regionais); abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing; dentre outras.
Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.