Ser o dono do próprio negócio é um sonho de muitos, desde aqueles que têm tino empreendedor, até aos que buscam satisfação profissional plena. Em um mercado cada vez mais competitivo, começar um negócio do zero é um desafio e tanto, independente do segmento de atuação. Muitos reúnem capital, bolam estratégias e montam uma empresa próspera. Outros, por não saberem ao certo como fazer o modelo de negócio prosperar, acabam fechando. Uma das oportunidades que o segmento de Franchising oferece é a conversão de bandeiras. Ou seja, uma marca branca que atua em determinado setor passa por um processo de avaliação da franqueadora para que ingresse na rede e atue com os serviços ou produtos daquela determinada empresa.
Esse movimento geralmente acontece, pois quando você investe no próprio negócio, principalmente no início, esquece de alguns detalhes primordiais para se manter saudável ante a concorrência cada vez mais acirrada. Além de contratar uma equipe e fazer com que a operação funcione diariamente, é preciso investir em treinamento, consultoria, ações de marketing e outras iniciativas. Neste caso, muitos empreendedores simplesmente não apostam nesse cenário ou aplicam valores altos para contratar terceiros que irão desempenhar e auxiliar em tais funções. Além de capital, quem está à frente do negócio precisa de empenho, tempo disponível, visão de mercado e inovações, para que proporcione algo diferente aos consumidores. Quando a conta não fecha, uma das alternativas para continuar prosperando e não fechar as portas é converter a bandeira para uma franquia.
Aos que desejam apostar no mesmo movimento, estar inserido em uma rede que é conhecida ou referência no mercado, torna-se um diferencial atrativo. O benefício de investir em uma franquia é que os empresários passam a contar com ações de marketing, podem desenvolver melhor a competitividade, com preços menores e prazos de pagamentos diferenciados, além de contar com parceiros e fornecedores estratégicos e homologados, que fornecem insumos e matérias-primas com um valor menor, além dos atributos necessários para que o serviço seja prestado com total qualidade ao cliente. Um dos muitos benefícios de investir em uma conversão de bandeira é que o franqueado passa a operar uma loja com um nome reconhecido, por meio de um negócio que já foi testado no mercado e dá mais segurança ao investidor. Isso proporciona, inevitavelmente, mais visibilidade ao negócio e confiança aos clientes.
Ao se tornar um franqueado, é de praxe que haja o pagamento de royalties e fundo de propaganda às franquias. Em contrapartida, todas as unidades passam a contar com suporte e assessoria em várias frentes, como marketing, consultoria de gestão de processos, comercial, treinamento, software de gestão e intranet, e suporte de atendimento (SAC E SAF). Como já citado, o poder de negociação com fornecedores homologados também é maior, já que se trata de uma alta demanda da compra de determinados insumos, fazendo com que o custo-benefício para o franqueado seja mais vantajoso. A previsão de crescimento também é mais expressiva, pois grande parte das ações de marketing e campanhas são nacionais, tendo um apelo maior junto ao cliente. Ano a ano, o franqueado conta com todo o apoio e know-how da franqueadora. Isso aumenta bastante as chances de crescimento da unidade se compararmos com um negócio tradicional. Além disso, em grande parte dos casos, o valor de aquisição acaba sendo menor do que começar uma loja do zero.
Finalizando os benefícios em apostar na conversão de bandeira, uma das vantagens tanto para o franqueador quanto para o franqueado é que após a alteração, o negócio já conta com uma carteira de clientes, tem movimento e um histórico onde atua. Dessa forma, a operação passa a agregar valor e a disponibilizar uma gama diferenciada de produtos e serviços de alta qualidade, que pessoas de uma determinada região não conheciam. Há um investimento em qualidade, padronização, inovação, tecnologia e ações que fazem a diferença, já que a franqueadora dá 100% de suporte e tem uma visão estratégica do mercado de atuação. Ou seja, se o seu negócio próprio não está prosperando da forma que deseja, é imprescindível avaliar grandes players do mercado que atuam no mesmo segmento que o seu. Aí está uma oportunidade de fazer o seu negócio decolar!